Governo de Sergipe lança estratégia ‘Sergipe Digital para Todos’ com foco em inclusão e modernização do Estado

O Governo de Sergipe apresentou, nesta quarta-feira, 21, a estratégia ‘Sergipe Digital para Todos’, durante evento realizado no auditório Padre Arnóbio da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. A iniciativa consolida um conjunto de projetos e ações voltados à modernização da gestão pública, à ampliação do acesso da população aos serviços do Estado e ao fortalecimento da inclusão digital em todo o território sergipano. No evento, também foi assinado o decreto de regulamentação da Lei de Inovação para o Estímulo ao Desenvolvimento Científico e Inovação do Estado de Sergipe.
O governador Fábio Mitidieri destacou que a estratégia representa um novo modelo de gestão pública, centrado no cidadão e no uso inteligente da tecnologia. “Estamos falando de U$ 55 milhões, algo em torno de R$ 400 milhões, que serão investidos em fibra óptica, em qualificação, enfim, uma série de investimentos que serão feitos no Estado de Sergipe, para que a gente, efetivamente, adentre nesse mundo tecnológico, com a inteligência artificial e tantas coisas que estão chegando muito rápido e Sergipe não pode ficar para trás”, pontuou.
A iniciativa reforça o objetivo do Governo de Sergipe de tornar o estado 100% digital até 2030, promovendo eficiência administrativa, inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável.
O secretário Especial do Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, explicou que o Sergipe Digital para Todos integra a Estratégia Governo Digital (EGD), instituída em 2025, e articula projetos já em execução com novas iniciativas. “O Sergipe Digital para Todos reúne o conjunto de projetos e programas, o conjunto de ações estratégicas de cada uma das secretarias, que fará com que o Estado tenha todos os seus serviços, todas as suas políticas públicas disponíveis e acessíveis para toda a população na palma da mão. Então, vem por aí muita transformação na forma como a população se relaciona com o Estado, mais efetividade na prestação de serviços e muito mais eficiência”, resumiu.
O secretário de Estado da Comunicação Social, Cleon Menezes, lembrou que a transformação digital proposta pelo Governo de Sergipe vai além do uso de ferramentas tecnológicas, pois a prioridade é garantir o acesso à cidadania aos sergipanos. “Aqui, falamos sobre como o cidadão pode ter maior facilidade para acessar os serviços e se relacionar com o governo. Quando a gente fala de transformação digital, muitos acreditam que é pensar em internet, computadores, mas não é apenas sobre isso, é como esses processos podem evoluir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para colocar o cidadão como centro na definição de processos”, enfatizou.
Representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a coordenadora-geral de Implantação de Soluções em Processo Eletrônico na Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Mariana Barros Meirelles, destacou o alinhamento da estratégia sergipana com as diretrizes nacionais de governo digital. “O Estado de Sergipe é um parceiro sólido do MGI. Temos parcerias pactuadas no âmbito do Programa Nacional de Gestão e Inovação e também do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), na implantação não só do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mas, também, futuramente, de todas as outras soluções que o Ministério disponibiliza. E quando a gente entende que a cooperação, a troca de experiência, a sinergia também é um processo de inovação, faz muito sentido pensar em cooperação federativa porque a gente aprende em rede também e a gente transforma em rede. Pois o nosso objetivo é comum: oferecer melhores serviços para os cidadãos”, defendeu.
Conecta-SE
Durante a cerimônia de abertura, foi apresentado o Conecta-SE, projeto de Aceleração Digital de Sergipe, fruto de uma operação de crédito firmada com o aval da União e da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), vinculado ao Banco Mundial, avaliado em US$ 53,6 milhões.
A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Cecile Fruman, reforçou a relevância do projeto. O Banco Mundial é um parceiro estratégico do Governo de Sergipe no financiamento do Conecta-SE. “Estou muito feliz de poder estar aqui, hoje, para participar da apresentação do projeto de aceleração digital e eficiente de Sergipe, Conecta-SE,que é uma iniciativa transformadora, que nasce como um objetivo muito claro, oferecer serviços públicos melhores, fortalecer as instituições e abrir novas oportunidades para cada cidadão sergipano. Hoje, celebramos mais do que um investimento em tecnologia, celebramos um Sergipe mais conectado, inovador e inclusivo, onde a transformação digital caminha lado a lado com a sustentabilidade energética e como compromisso de chegar a todos os territórios do estado", afirmou.
A programação do evento contou, ainda, com painéis temáticos sobre o Projeto Conecta-SE, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a apresentação dos programas e projetos das secretarias estaduais que integram a estratégia.
Fonte: Governo de Sergipe











