
Governo de Sergipe realiza desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil no domingo, 7

O desfile cívico-militar da Independência do Brasil, com o tema “Educação que transforma: Inclusiva, Inovadora e Sem Fronteiras”, será realizado no domingo, 7, pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Educação (Seed). O evento acontece na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, com a solenidade de abertura iniciando às 7h com a tradicional revista da Guarda e o hasteamento das bandeiras, além da execução do Hino Nacional, entoado pela banda do Corpo de Bombeiros.
Os desfiles serão abertos pelo Bloco dos Militares, que encanta a população com as apresentações das Forças Armadas, dos pelotões da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Passará pela avenida a Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores combinada com as Forças Armadas e Forças Auxiliares. Haverá representação de pelotões aéreos, marítimos e fluviais da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marinha do Brasil e Grupamento Tático com o helicóptero da PM de Sergipe.
Realizado anualmente na Avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju, o evento celebrará os 203 anos de civismo, patriotismo e soberania por meio da Independência do país. “Esse é o momento de chamar a atenção da população para o nosso civismo, o amor à pátria e a grande festa que o Brasil merece”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
Os ajustes finais estão sendo feitos para garantir uma apresentação segura e confortável para todos, com parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e Saúde (SSP), além de órgãos militares e parceiros.
Desfiles Cívicos
Depois do desfile militar, às 10h, as bandas marciais de 42 escolas estaduais, das 10 Diretorias Regionais da Educação (DREs), tomam a avenida. Dez escolas particulares e grupos comunitários também irão participar dos desfiles. O diretor da DRE 9, do Alto Sertão Sergipano, Antônio Santana, ressalta a empolgação dos alunos: “Eles estão ensaiando muito, inclusive com o maestro, para fazer a apresentação mais bonita possível na avenida”.
O desfile continuará no turno da tarde, sem pausas, com a culminância do evento que contará com dez escolas da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) e 15 da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).
O diretor Tarcísio Tavares, do Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, em Aracaju, destacou o empenho da equipe. “A cada ano buscamos inovar nas músicas e coreografias. Fazemos ensaios intensos todos os dias para dar o nosso melhor na avenida”, afirmou o gestor.
Logística e segurança
A segurança será reforçada com 400 policiais militares, que estarão presentes a partir das 6h entre a Avenida Ivo do Prado e o percurso da Barão de Maruim. Em todo o trajeto haverá pontos de hidratação com responsáveis da Secretaria de Estado da Educação. A SMTT é responsável pelo fechamento das ruas e pelo apoio no embarque e desembarque dos alunos.
Também haverá pontos de desembarques dos alunos nas avenidas perpendiculares ao desfile, com concentração nas proximidades do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e embarque após o desfile na Praça da Bandeira.
Fonte: Governo de Sergipe
