Governo do Estado e Prefeitura de São Cristóvão garantem emissão de RG para crianças atendidas pelo Caps

06/11/2019 às 16:55:32

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Governo do Estado realizou das 8h às 12h desta quarta-feira (06), no Ceac do Eduardo Gomes, atendimento para sessenta crianças usuárias dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia e João Bebe-Água, para emissão de carteira de identidade.

“O objetivo desta ação é viabilizar a documentação e por consequência garantir direito a estas crianças. Muitas vezes as famílias encontram algumas dificuldades e esta é uma forma mais rápida e tranquila de obter a documentação”, falou a psicóloga do Caps Valter Correia, Vitoria Menezes.

Barbara Regina dos Santos, mãe de Paulo Miguel, destacou o atendimento. “Esta foi uma oportunidade maravilhosa para que os pais pudessem fazer a documentação dos filhos. Além da facilidade, a Prefeitura garantiu o transporte, o que ajudou ainda mais. Fui muito bem atendida e todos os profissionais foram muito cuidadosos”. Ela ainda falou que aproveitou o atendimento para tirar a documentação dos outros filhos. “Aproveitei a ocasião e ainda fiz a documentação dos meus outros dois filhos que também não tinham RG”.

De acordo com a diretora Geral do Ceac Sergipe, Ana Paula Menezes, a ação foi pensada para atender um público que precisa de um atendimento diferenciado. “Fizemos algo pensando no social, em oportunizar a documentação para crianças com alguma deficiência. Além disto, a partir da ideia de uma mãe, nós criamos um adesivo para ser colado da identidade e que identifica crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Queremos aproximar cada vez mais o Ceac das comunidades e da população. 

O supervisor do CEAC, Andreus Magno Guimarães destacou a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão. "Essa é uma ação solicitada pela Prefeitura de São Cristóvão visando crianças com deficiência. É a terceira vez que estamos aqui em São Cristóvão, e a demanda é sempre alta. As pessoas procuram muito o nosso serviço e sempre que solicitados estaremos aqui", pontuou.


Prefeitura de São Cristóvão

Foto: Heitor Xavier.