Governo implanta projeto Plante uma árvore nesta quarta-feira, 02

01/08/2017 às
Resumo: Iniciativa pretende compor as áreas verdes das unidades escolares e realizar ações em educação ambiental com a comunidade escolar

Um conjunto de ações em educação ambiental que servirá para compor as áreas verdes das escolas estaduais e motivar o protagonismo juvenil através do plantio de árvores são objetivos do Projeto Plante uma Árvore, que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançará nesta quarta-feira, 2, no Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima, bairro Santa Tereza, em Aracaju.

 

A iniciativa é fruto de uma parceria com técnicos da Emdagro, da Universidade Federal de Sergipe, Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Instituto Vida Ativa, que pretende plantar, neste primeiro momento, 1 mil mudas de árvores frutíferas e nativas através de uma metodologia participativa com vistas ao protagonismo juvenil e ao apoio da comunidade.

 

O Departamento de Educação, por meio do Serviço de Educação em Direitos Humanos/ Núcleo da Diversidade e Cidadania/ Educação Ambiental, responsável pelo projeto, fez visitas técnicas para diagnóstico das áreas e seleção de mudas, capacitação de professores e gestores sobre educação ambiental e arborização, além da formação do coletivo de Jovem pelo Meio Ambiente e do Comitê de Arborização e do Plantio, com assessoria da Emdagro.

 

Caberá ao comitê de arborização o cuidado com as árvores, o monitoramento do viveiro temporário e a realização de atividades de mobilização e divulgação da educação ambiental na comunidade escolar.

 

"Queremos acima de tudo, conscientizar os nossos alunos da importância de preservar o meio ambiente. Além de árvores frutíferas, serão distribuídas mudas de outras espécies, que ajudarão a ampliar as áreas verdes das unidades de ensino do estado", ressaltou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

 

O secretário lembra que além de embelezar, as árvores têm um papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam. "Também ajudam com a redução da poluição sonora, do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento", disse Carvalho.

 

Para Josevanda Franco, coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos, o projeto preconiza o que diz a Política Nacional de Educação Ambiental, através da Lei Federal nº 9.795/99, além de cumprir as metas definidas no Plano Estadual de Educação no tocante ao meio ambiente. "A secretaria está promovendo um conjunto de ações com vistas ao atendimento da legislação e à construção de uma sociedade comprometida com os procedimentos democráticos e asseguradores da sobrevivência das futuras gerações, além de tornar o ambiente escolar bem mais agradável", afirma.

 

Projeto Plante uma Árvore

O projeto está alinhado com a metodologia de formação continuada em educação ambiental e pretende também revitalizar e compor as áreas paisagísticas das escolas. Será realizado no período de agosto de 2017 a novembro de 2018 e a unidade piloto é o Colégio Estadual Amoroso Lima, em Aracaju. Serão plantadas espécies como Pau Brasil, Ipê Amarelo e pitangueiras, além de construção de viveiros de mudas e minhocários.

 

A implantação e implementação serão objetivos de um conjunto de processos participativos, tendo como público-alvo a comunidade escolar. Reuniões de alinhamento, seminários e visitas técnicas introduzirão as tratativas de execução das propostas.