Grupo protesta contra mudanças de trânsito na Avenida Nestor Sampaio, em Aracaju

16/07/2021 às 10:15:22
Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe

Nesta sexta-feira, 16, populares e donos de estabelecimentos da Avenida Padre Nestor Sampaio, em Aracaju, estão protestando contra mudanças na via. As adequações começaram a ser feitas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital no dia 5 de julho.

O trânsito na avenida, na rua Ministro Nelson Hungria e vias próximas, gera polêmica por causa dos constantes acidentes, mas preocupa comerciantes da região, que temem perder clientela com a mudança. De acordo com o grupo, não houve diálogo entre a população e a prefeitura da capital.

“A gente quer que a prefeitura nos apresente esse projeto, para de fato sabermos como vai funcionar, como ficará o ponto de ônibus, entre outras coisas. Por que a população não sabe? Por que os comerciantes desconhecem?”, disse o representante do grupo, Ailton Figueiroa.

A SMTT afirmou que o estudo técnico e o projeto de mudança de circulação da avenida Nestor Sampaio e vias próximas foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano (Condurb) em 2016.

“A SMTT reforça que o objetivo da mudança de circulação é melhorar, coletivamente, o tráfego de veículos e aumentar a segurança viária em uma das regiões mais movimentadas da cidade. A SMTT, por diversas vezes, se reuniu com comerciantes e moradores da localidade, inclusive, algumas delas com mediação do Ministério Público do Estado (MPE)”, informou a nota.

Uma reunião virtual com o MPE está agendada para ocorrer na segunda, dia 19 de julho.

Mudança

As novas regras de circulação integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que requalificou os quatro principais corredores de transporte da cidade: Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins.

A nova circulação contempla, principalmente, a avenida Padre Nestor Sampaio e as ruas Ministro Nelson Hungria e Abigail Ferreira Araújo Ramos, que passarão a ter sentido único.

Além disso, haverá a inversão de sentido na rua Sinézia Barreto, localizada no bairro Ponto Novo, e a instalação de um cruzamento semafórico na rua Francisco de Assis Delmondes, que permitirá o acesso à avenida Augusto Franco nos dois sentidos. A mudança de circulação não será imediata, ocorrendo somente após a finalização da implantação das novas sinalizações.

Com as mudanças, o tráfego na avenida Nestor Sampaio será possível apenas no sentido avenida Augusto Franco. Já o fluxo de veículos na rua Nelson Hungria terá direcionamento único com sentido à avenida Hermes Fontes. Também haverá um binário entre a Nestor Sampaio e Nelson Hungria.

De acordo com projeção da equipe técnica da SMTT, o binário vai possibilitar um melhor escoamento dos veículos que hoje se acumulam no entorno da rotatória da avenida Hermes Fontes, próximo à Unidade Básica de Saúde Sinhazinha. Além disso, as mudanças vão permitir uma otimização da sincronia dos semáforos das vias e a redução no tempo de espera do condutor.

A rua Sinézia Barreto passará por uma inversão de sentido em direção à rua Francisco de Assis Delmondes, onde será instalado um cruzamento semaforizado, que permitirá o acesso aos dois sentidos da avenida Augusto Franco.

 

Fonte: G1SE