HELENO COBRA RECURSOS

02/12/2015 às
Gestor demonstra preocupação com casos de dengue (FOTO – DIVULGAÇÃO)

Para o prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva (PRB), o governo federal precisa assumir uma nova postura no que diz respeito ao combate à dengue. O gestor afirma que se o governo não sair do discurso para a prática, o combate ao Aedes aegypti não será efetivo. Isso porque, na opinião do prefeito, o Ministério da Saúde precisa criar mecanismos urgentes de liberação de recursos extras para os municípios, que hoje são os responsáveis diretos nas ações de combate e prevenção do mosquito. 

“Estamos enfrentando a maior crise financeira da história do país. Temos uma preocupação iminente porque o Aedes Aegypti – que transmite além da dengue, o vírus Zika e a Chikungunya, sendo que o Zica o Ministério confirmou a relação entre o vírus e casos de microcefalia -, virou uma epidemia. Agora eu pergunto: o que o mesmo Ministério da Saúde está fazendo para reforçar o repasse de recursos para as secretarias municipais, a fim de que elas possam combater de forma efetiva o mosquito?”, questiona Heleno. 

Segundo o prefeito, as prefeituras precisam contratar mais agentes de endemias, de saúde, adquirir carros-fumacê, trabalhar a prevenção com mais profissionais envolvidos, ampliar a limpeza urbana, entre outras ações. “Como podemos fazer isso diante dessa crise?”, pergunta novamente o gestor. Para Heleno Silva, o governo federal precisa deixar o discurso e os planos de marketing de lado e partir para a prática, e isso passa pelo priorização de recursos emergenciais para as prefeituras, “a fim de que elas tenham melhores condições de combater o Aedes Aegypti.”



MICROCEFALIA

Ontem (01) aconteceu reunião sobre a situação da Microcefalia em Sergipe no Palácio dos Despachos, com a participação do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, marcou presença no evento para ficar mais informado sobre como lidar com os casos e prevenir a Zica no município - doença que está causando microcefalia em gestantes.  Sergipe atualizou o número de casos da doença. São 78 registros de microcefalia em 32 municípios do estado. No país, esse número chega a 1.248 casos notificados. Em Neópolis, registramos um caso da doença, o que nos deixa em alerta para tratar o vírus, principalmente em lares que há gestantes.


COMBATE À VIOLÊNCIA

A Prefeitura de Malhador, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CREAS Recomeçar, realiza nesta quarta-feira (02) um grande evento em combate à violência contra a mulher. As atividades serão realizadas por meio do projeto "BEM-ME-QUERO" e ocorrem no Centro Social São José, a partir das 14 horas. Na ocasião, será promovida uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher, haverá terapia de cuidados, além de massagens Reiki e acupuntura auricular para o público feminino. O evento será encerrado com um aulão de zumba, às 16h.