Hospital Regional de Glória inaugura serviço de Odontologia Clínica para pacientes internados

29/10/2025 às 17:48:52
Fotos: Ascom SES

O Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória (HRG), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu mais um passo na ampliação dos cuidados prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a implantação do Serviço de Odontologia Clínica para pacientes internados. A iniciativa tem o objetivo de garantir o cuidado bucal adequado aos pacientes hospitalizados, promovendo bem-estar, qualidade de vida e a prevenção de infecções que podem comprometer o tratamento.

De acordo com a responsável técnica do novo setor, cirurgiã-dentista Isleide Silva Ramos, o atendimento odontológico hospitalar desempenha um papel essencial na recuperação dos pacientes e na prevenção de complicações clínicas, especialmente entre os que necessitam de ventilação mecânica. "Estou muito feliz em saber que houve o reconhecimento, em 2024, por lei, da importância do profissional de odontologia nas equipes hospitalares, principalmente nas áreas de UTI e estabilização. Já se sabe que, quando não há uma higienização correta e há focos de infecção, o paciente pode desenvolver pneumonia associada à ventilação mecânica após 48 horas de intubação”, explicou.

A profissional destacou, ainda, que o trabalho desenvolvido vai além da assistência direta ao leito. A equipe realiza visitas aos setores de clínica médica, isolamento, saúde mental, obstetrícia e pronto-socorro, oferecendo palestras e orientações sobre higiene bucal. "Orientamos mães, acompanhantes e pacientes sobre como realizar a higienização correta, inclusive em bebês, mesmo sem dentes. Também mostramos a importância de uma escovação adequada para evitar doenças como gengivite, periodontite e até complicações mais graves, como AVC e infarto. A atuação do dentista na área hospitalar é fundamental e faz parte de um trabalho em equipe com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos”, complementou.

O novo serviço, implantado neste mês de outubro, já tem apresentado resultados positivos. Além do atendimento aos pacientes, a equipe realiza ações educativas com familiares e acompanhantes, reforçando a importância da saúde bucal para a saúde geral.

Uma dessas orientações chegou até Maria Cristina de Oliveira da Silva, agricultora e mãe de uma criança internada na pediatria do HRG. "É sempre bom receber novas informações sobre como cuidar da saúde bucal das crianças. A dentista explicou sobre a bactéria da mamadeira, algo que eu não conhecia. Eu costumava colocar açúcar na mamadeira da minha bebê, e aprendi que isso pode causar problemas nos dentes. Foi um novo conhecimento que vou levar para a vida toda e repassar aos meus outros filhos”, contou Maria Cristina.

O atendimento odontológico hospitalar também representa um avanço na preparação do Hospital Regional de Glória para a chegada da UTI do Sertão, prevista para os próximos meses. A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar é um requisito importante para a assistência integral e humanizada aos pacientes críticos. 
“Estamos nos preparando para a inauguração da UTI e, nesse período, seguimos atuando junto aos setores da unidade, realizando higienização, raspagens e pequenos procedimentos à beira do leito. Nosso objetivo é reduzir focos de infecção e contribuir para o processo de recuperação dos pacientes. É um trabalho em equipe, em que todos os profissionais somam esforços pelo bem-estar do usuário”, destacou Isleide.

 

Fonte: SES