Hospital Regional de Itabaiana atende a usuários de todas as regiões de Sergipe

No município de Itabaiana, o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho oferece um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde. Para se ter uma ideia, somente de janeiro a setembro deste ano, foram 81.334 atendimentos realizados na unidade, com uma taxa de transferência de 1,48%. Os números expressivos são frutos de investimentos do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), para garantir a assistência ao usuário do SUS de forma descentralizada.
“O Hospital de Itabaiana vem avançando a passos largos. Algumas ações contribuíram para a otimização dos serviços que são disponibilizados, a exemplo da criação do Centro de Ortopedia (que transformou a unidade em referência nas cirurgias buco-maxilares) e a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), composto por dez leitos com novas camas elétricas para ampliação do internamento”, destaca o superintendente do Hospital Regional de Itabaiana, o médico ortopedista Darcy Tavares.
No total, foram 1.618 procedimentos realizados no centro cirúrgico nesses nove meses, além de 147 adesões na UTI. O mês mais resolutivo no ano foi julho, quando 215 pacientes foram operados, com 21 adesões na Unidade de Terapia Intensiva.
“Foi neste período que também registramos a menor taxa de transferência: apenas 0,92%. Isso demonstra que os problemas estão sendo resolvidos em Itabaiana, sem necessidade de remoção para outras unidades, a exemplo do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse)”, ressalta o coordenador assistencial do hospital, o enfermeiro Waltenis Júnior.
O coordenador explica, ainda, que a escala de médicos completa é outro ponto positivo que fortalece os trabalhos na unidade.
“De nada adiantaria a estrutura sem os profissionais necessários para o atendimento. Todas essas conquistas resultam em outros números que chamam a atenção: do total de atendimentos, 91,98% foram pacientes da própria regional, de janeiro a setembro. Porém, o hospital atendeu usuários provenientes de quase 100% dos municípios sergipanos, com exceção de São Francisco, o que mostra que não alcançamos apenas o Agreste, mas o estado como um todo”, informa.
Além dos pacientes sergipanos, o Hospital Regional de Itabaiana atendeu a 21 pacientes do estado de Alagoas e 1.402 do estado da Bahia.
Reforma
Recentemente, o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho recebeu a visita da equipe técnica da coordenação de Infraestrutura (Deinfra) da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), com o intuito de avaliar possíveis necessidades de melhorias na estrutura da unidade hospitalar. O resultado mostrou que era preciso realizar algumas melhorias como: reparos em pequenas infiltrações no prédio, necessidade da troca de portas e fechaduras e revisão geral na rede de ar condicionado.
O trabalho foi iniciado em setembro, com autorização do secretário de Saúde, José Sobral. “O Hospital já recebeu pintura interna e externa, correções de infiltrações, novas sinalizações em salas, recepção e corredores, troca de vidraças, instalações de novos condicionadores de ar, reforma e troca de móveis, ampliação de colchões para leitos e a ampliação do espaço físico com a criação de uma copa no centro cirúrgico”, detalha o superintendente Darcy Tavares.
O projeto contempla, ainda, a sala de estar dos enfermeiros e a construção de um espaço Kids. O prazo de conclusão é para o próximo mês de novembro.
“A demanda do Hospital de Itabaiana é muito grande e todas as ações de manutenção e ampliação do espaço físico são importantes para oferecer mais conforto aos pacientes que procuram a unidade, além de melhores condições de trabalho para que os servidores continuem oferecendo atendimento de qualidade aos usuários”, conclui o superintendente da regional de Itabaiana.
