Idosa de 86 anos é vacinada contra a Covid-19 na beira de riacho onde lavava roupa no Leste sergipano
A aposentada Maria José dos Santos, de 86 anos, foi vacinada contra a Covid-19 na beira de um riacho onde costuma lavar roupas, no município de Siriri, no Leste sergipano. A ação inusitada ocorreu após a equipe de imunização da cidade ir duas vezes à casa da idosa e não a encontrar.
De acordo com a coordenadora da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Luz, essa é a chamada ‘Busca ativa’, que é feita pelos profissionais do Serviço Único de Saúde (SUS).
“Aqui na cidade, estamos vacinando essa faixa etária no domicílio e não nas unidades de saúde. Ela estava agendada para aquele dia, mas não estava na residência. Nem ela e nem a família. Sabíamos que ela tinha interesse em tomar a vacina, aí os vizinhos avisaram que ela estava lavando roupa no rio. Quando chegamos lá, a família ficou feliz”, disse a coordenadora.
O local é conhecido como Sítio Novo, e a região onde a idosa estava é de difícil acesso. “Por a gente já estar na localidade, aproveitou e foi. Mas foi uma ladeirinha danada, viu? Não sei como ela conseguiu chegar ali, porque a gente suou”, brincou Tatiane.
Siriri aplicou, até o dia 5 de março, a primeira dose em 151 idosos acima dos 80 anos. Nesta segunda-feira, 8, a cidade começa a imunizar o público a partir dos 78 anos, acompanhando a faixa etária aprovada para a vacinação no estado.
O município, que tem cerca de 8,9 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou mais de 530 casos da Covid-19 e 10 mortes por causa da doença.
Fonte: G1SE
