IML de Sergipe divulga medidas sobre liberação de corpos e perícias
01/04/2020 às 11:56:53
Foto: Osmar Rios
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe informou nesta quarta-feira, dia 1º, sobre a adoção de medidas preventivas ao novo coronavírus no atendimento do Instituto Médico Legal (IML). As normas abrangem atividades de custódia e liberação de corpos, além de perícias laboratoriais e atendimento aos custodiados.
Veja as medidas:
- O atendimento aos custodiados em flagrante será realizado exclusivamente no período da manhã, entre 10h30 e 12h.
- Estão suspensos os atendimentos às vítimas de corpo de delito, com exceção para abuso sexual ocorrido nas últimas 24 horas. A orientação é que a vítima busque o serviço médico e peça um relatório da consulta. A partir dele, será feito o exame pericial indireto.
- Ao término do exame necroscópico em corpos com suspeita de infecção viral, o cadáver deverá ser acondicionado em saco mortuário. Casos em que haja infecção suspeita ou confirmada do novo coronavírus, o reconhecimento se dará apenas por registros fotográficos e o corpo deverá ser liberado em caixão lacrado.
- Nos casos de fundada suspeita de infecção viral, a coleta papiloscópica será realizada pelo agente-técnico em necropsia. Após a coleta, essa deverá ser acondicionada em invólucro plástico lacrado.
- Os servidores que atuam nas perícias laboratoriais deverão utilizar vestimenta descartável, touca, óculos ou protetor facial, máscara N95 e luvas. Ao término da perícia, os equipamentos devem serão postos em saco de lixo infectante e os não descartáveis devem ser higienizados com álcool 70%. Além disso, deve ser realizada com frequência a limpeza da mesa, bancada de trabalho e todos os equipamentos e itens nela dispostos também com álcool 70%.
Fonte: G1SE











