Implantação de prontuário eletrônico moderniza e agiliza atendimentos no Hospital do Câncer de Sergipe

O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta com um moderno sistema de prontuário eletrônico, implantado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da SES, com o objetivo de dinamizar e agilizar os atendimentos dos pacientes oncológicos. O HCS foi inaugurado em dezembro de 2025 e já iniciou o funcionamento do serviço de quimioterapia adulto.
O prontuário eletrônico é um sistema digital que armazena o histórico de saúde do paciente, como dados clínicos, prescrições e exames. Para proporcionar um atendimento moderno na nova unidade hospitalar, o NTI/SES digitalizou todas as fichas físicas dos pacientes que já foram transferidos da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) para o setor de quimioterapia adulto do HCS. O processo de digitalização está ocorrendo de forma gradativa, conforme a ordem das etapas de funcionamento do hospital e a transferência dos serviços para o novo hospital.
O sistema digital está presente em todas as etapas do serviço de quimioterapia adulto, desde a triagem até a administração de medicamentos. Segundo a analista de processos de Negócios do NTI/SES, Bruna Vieira, o sistema armazena dados que resultam em relatórios mais precisos, reduzindo erros e otimizando a gestão. “O prontuário contém as informações do processo de agendamento após o cadastro, da triagem, da consulta médica, da evolução da enfermagem e até dos medicamentos que são administrados. Além disso, por meio dele, podemos gerar relatórios, com dados fidedignos, como quantos pacientes foram atendidos no dia e o tempo de espera desde a porta do cadastro até a administração da quimioterapia”, ressaltou.
Para a referência técnica da oncologia clínica do HCS, o oncologista Gabriel Passos, a implantação do prontuário eletrônico representa um avanço muito importante na organização do serviço e na qualidade do cuidado prestado aos pacientes. “Hoje, a gente consegue ter acesso rápido e seguro a todas as informações clínicas, ao histórico médico do paciente, exames, prescrições, à evolução do tratamento, e isso torna a consulta mais objetiva e mais eficiente. Do ponto de vista de segurança, o prontuário eletrônico reduz o risco de erros, como prescrições inadequadas, doses equivocadas, melhora o manejo das interações medicamentosas e evita a perda de informações. Então, isso aumenta a segurança tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde que vão ter dados mais completos. O sistema também facilita a comunicação entre as diversas equipes do setor”, destacou o oncologista.
Melhor atendimento
Inaugurado há quase um mês, em 10 de dezembro de 2025, o Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) está em sua primeira fase de funcionamento e já deu início ao serviço de quimioterapia adulto. Com a chegada do novo hospital, os pontos de infusão adulto ofertados pelo Estado saíram de 24 para 60, o que representa um crescimento de 150% em relação à capacidade do Huse, onde o procedimento era realizado. No dia 19 de janeiro, a unidade passará a contar com atendimentos ambulatoriais de oncologia clínica. O novo setor também utilizará o sistema de prontuário eletrônico para dinamizar as consultas.
A estanciana Rosângela Messias acompanha a sua irmã, Rosália Dias, nas sessões de quimioterapia no HCS. Segundo a acompanhante, a qualidade do suporte oncológico melhorou muito com a chegada do novo hospital. “Aqui, os pacientes têm uma qualidade melhor. Esse é um momento delicado e eles precisam de conforto. Quando chegamos somos bem tratados e como são mais leitos, cada um fica mais confortável no seu cantinho”, declarou.
Fonte: Governo de Sergipe











