Instituto inicia construção de banco de sangue em Itabaiana

29/06/2021 às 12:09:22

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS) iniciou na última semana, a construção de uma unidade de banco de sangue em Itabaiana. O Prefeito Adailton Sousa,  a convite do Dr. Carlos Guimarães, diretor técnico do IHHS, esteve presente na construção da unidade, acompanhado pelo secretário de comunicação do município, Chiquinho Ferreira. 

O IHHS será o primeiro Instituto para doação de sangue em Itabaiana. O município é o segundo do estado a possuir uma sede do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe.  A obra está situada em anexo ao Hospital e Maternidade São José. 
  
Segundo o Prefeito Adailton, o banco de sangue será de fundamental importância para o município, “desde a primeira reunião que tivemos, em janeiro deste ano, eu apoiei esta iniciativa que vai ajudar a salvar muitas vidas. Não é de hoje que existe a necessidade de um banco de sangue aqui em Itabaiana. São muitos os que se dirigem a Aracaju para fazer doação. Sabemos ainda que a alta procura de doadores tem aumentado durante esse período de pandemia”, destacou Adailton. 

A Secretária de Saúde, Priscila Melo, explica que após a instalação em Itabaiana, haverá uma parceria entre o município e o IHHS, através da Secretaria Municipal da Saúde, para a criação de campanhas de incentivo à doação de sangue, além da criação de convênios com clínicas e hospitais públicos e particulares. “Acrescentaria muito para o nosso município, pois o serviço que antes só era prestado na capital, passará a ser feito aqui. Além disso, nossa população seria beneficiada, também, com tratamentos hematológicos com os profissionais da área”, disse Priscila. 

De acordo com o médico especialista em Hematologia, Hemoterapia e Oncologia, Carlos Guimarães, o objetivo do IHHS é descentralizar o atendimento de Aracaju. “Nós temos um projeto de levar bancos de sangue para o interior de Sergipe.Itabaiana é o segundo município do interior do estado a atender essa demanda”, informou Guimarães. 

 

Fonte: Prefeitura de Itabaiana