Itaporanga realiza mais uma edição do Mutirão de Combate a Cegueira
Com a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe, realizou nesta quinta-feira (13) o Dia de Combate a Cegueira. O evento que foi realizado no Ginásio de Esportes da cidade, disponibilizou consultas gratuitas com especialistas para identificação do glaucoma.
Durante todo o dia foram realizadas consultas em pacientes provenientes da sede do município e de vários povoados. O atendimento foi disponibilizado para pessoas acima de 40 anos ou que tenham algum parente portador do glaucoma, mediante cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Diagnosticada a doença, o paciente receberá tratamento gratuito através do Instituto Oftalmológico de Sergipe e da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Elisônia Lisboa, que coordenou a organização do evento, o mutirão teve a finalidade de prevenir e tratar a doença ocular.
“Mais uma vez a Secretaria da Saúde realiza este mutirão, que tem por finalidade prevenir a população itaporanguense, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira. Como a nossa população é carente, esse evento é muito importante por que evita que a pessoa tenha que procurar o atendimento na capital. Além da consulta, o paciente já sai daqui com o colírio que faz parte do tratamento inicial, em caso do diagnóstico ter detectado a doença. A Secretaria da Saúde estará acompanhando e dando toda a assistência necessária aos pacientes”, detalha Elisônia.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), que aprovou o projeto em Itaporanga, o Dia de Combate a Cegueira tem um papel importante na prevenção da doença.
“Mais uma vez estamos com este mutirão em nosso município, prevenindo a doença e promovendo a saúde da população carente. Sendo assim, prevenir e tratar a cegueira causada pelo glaucoma é o melhor caminho. E a Prefeitura está dando todas as condições necessárias para isso. As pessoas que compareceram aqui saíram muito satisfeitas pelo bom atendimento e pelo tratamento que estamos disponibilizando por meio da Secretaria da Saúde”, observa a prefeita.
O Dia de Combate a Cegueira em Itaporanga contabilizou mais de 700 atendimentos, incluindo homens e mulheres. Dezenas de pessoas foram diagnosticadas com glaucoma. No evento realizado no ano passado, mais de 400 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
A Doença
O glaucoma é caracterizado como uma lesão progressiva dos nervos óticos, responsáveis por levar os impulsos luminosos ao cérebro. Em um primeiro momento, a pessoa percebe o começo da perda da visão lateral e, em um segundo momento, manchas podem se formar na parte frontal do olho. Em seguida, as manchas nos olhos podem aumentar, desencadeando o último estágio da doença, que pode culminar na perda total da visão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa da cegueira irreversível, atingindo cerca de 65 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. Existem no Brasil, cerca de um milhão de portadores de glaucoma.











