Japaratuba: 7ª Expovale garante sucesso de público

16/12/2014 às
SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, ALBERT MOURA, ACOMPANHA TORNEIO (Foto - Diego Sansi)

Ocorreu entre os dias 11 a 13 de dezembro, na cidade de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, mais uma edição da Expovale. Com a finalidade de promover um espaço para a difusão de conhecimentos e o aprimoramento dos métodos utilizados na pecuária sergipana, a exposição contou com a participação de produtores da cidade e regiões circunvizinhas.

 

Organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Emdagro, o evento chegou ao seu sétimo ano garantindo, mais uma vez, um número expressivo de visitantes. Resultado que só foi possível devido à preparação do Parque de Exposições Carlos Lemos de Menezes – localizado ao lado da Clínica de Saúde da Família e a elaboração de vasta programação.

 

Além do tradicional torneio leiteiro, exposição de bovinos e shows com atrações locais, a Expovale reservou, este ano, uma grande novidade: uma área destinada à exibição de caprinos e ovinos. “No ano passado contamos apenas com o torneio de vaca leiteira e para esta edição queríamos ampliar o quadro para abrilhantar ainda mais o evento. Conseguimos, então, garantir os caprinos e ovinos não só para exposição, mas que eles participassem do torneio de cabra de leite. Assim como o outro foi um sucesso”, explicou Albert Moura, secretário de Agricultura.

 

Segundo Albert, os critérios de avaliação foram iguais, para ambas as categorias. “Realizamos duas ordenhas tanto no torneio de vaca, quanto no de cabra, uma sendo às 6h e outra às 18h. Somamos a quantidade de leite retirado nas ordenhas, durante três dias. No caso dos animais de menor porte, o que chamamos de uma ordenha, a retirada foi feita uma vez ao dia. Já os gados de maior porte foram duas ordenhas diárias. No caso da categoria uma ordenha dos bovinos, por exemplo, a vencedora foi a Vaca Morena, da Fazenda Saia Justa”, detalhou o secretário.

 

Novidades – Outras novidades da 7ª Expovale foram as realizações da Feira da Agricultura Familiar e exposições de artesanatos, de acordo com Albert. “Aproveitamos o evento para promover as ações da Secretaria, junto a esses agricultores e artesãos. Para isso, contamos com o apoio da Emdagro, da Apivale, que é a Associação dos Apicultores do Vale do Japaratuba, da Cooperativa Jardins, dos agricultores dos Assentamentos 13 de Maio e Nova Esperança, e ainda dos artesãos da sede e dos povoados”, esclareceu, continuando.

 

“Sem contar que nesta edição, o valor da premiação total para os vencedores dos torneios leiteiros, triplicou. Em 2013 entregamos R$ 10 mil em premiação e este ano, o prefeito Hélio Sobral aumentou esse valor para R$ 26 mil, mostrando que sabe incentivar os participantes e declarando total apoio a este evento, que é tão importante para os produtores de Japaratuba e região. Apenas para os primeiros colocados das categorias um e duas ordenhas foram entregues seis motos, uma para cada vencedor”, justificou.

 

Encerramento –  A entrega dos prêmios ocorreu na noite de encerramento, realizada no último sábado (13). Responsável pela entrega das premiações, o prefeito Hélio Sobral agradeceu a participação de todos na 7ª edição Expovale, destacando a importância das atividades no estado. “São atividades que podem proporcionar grande fonte renda para aqueles que trabalham com elas. Basta receber incentivos e é justamente o que quero fazer”.

 

“Eu, como engenheiro agrônomo e pecuarista, tenho interesse em tornar a cidade de Japaratuba uma das maiores produtoras de leite, mas tenho consciência de que preciso incentivar os pequenos produtores para isso. Por isso, resolvemos elevar o valor das premiações este ano. Apesar de já termos conseguido elevar o nível do evento, queremos mais para as próximas edições. A proposta é preparar este parque de Exposições para, quem sabe, torná-lo um ambiente igual ao de outras cidades. Se depender da nossa força de vontade não vai demorar para acontecer”, salientou o gestor.