Japaratuba encerra atividades pelo Outubro Rosa

30/10/2014 às

Após realizar um mês de atividades para conscientizar as japaratubenses sobre os cânceres de mama e útero, a Prefeitura, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta quinta-feira (30), uma grande ação em prol do Outubro Rosa.  O evento ocorreu na sede da cidade e envolveu diversas mulheres residentes na localidade, além de profissionais da Saúde e de outras Secretarias.

A ação se iniciou às 8h, com uma caminhada pelas principais vias do município e em seguida foram realizados exercícios aeróbicos, conduzidos pelo coordenador do projeto “Mais Saúde”, Luciano Fortes Lima. Na sequência, as participantes foram recepcionadas na Clínica de Saúde da Família, com um café da manhã farto, composto por alimentos saudáveis, e logo após foram ofertadas duas palestras.

A primeira foi ministrada pelo médico do Programa de Saúde da Família (PSF), Joaquim Maia, que destacou, dentre outros fatores, a importância da realização constante de exames preventivos. “Precisamos mostrar para cada uma de vocês que o autoexame é um dos principais preventivos. Ele pode ser feito na frente do espelho, durante o banho, ou deitada, em uma posição confortável. Se for detectado algum nódulo, não se apavorem. E a primeira atitude a se tomar é a procura de especialista que oriente e solicite os exames necessários”, explicou o médico.

Já a segunda palestra ofertada pelo evento foi dirigida pela nutricionista do Nasf, Ellen Monteiro de Almeida. “A intenção é abordar o assunto apresentando às participantes quais são os riscos modificáveis e os não modificáveis, sendo o primeiro ligado a fatores genéticos e a idade, e o segundo, que é nosso principal foco, aos hábitos alimentares. Quando a mulher possui alimentação inadequada ela acaba ficando acima do peso e isso pode colaborar para a modificação de células. Por tanto, cuidar da saúde também é uma forma de se prevenir os cânceres”, informou Ellen.

 

Programação – Além das palestras, as japaratubenses que participaram da ação puderam fazer exames citológicos e testes rápidos de HIV e Sífilis, segundo a coordenadora de Atenção Básica, Jucélia dos Santos. “Sem contar que para as mulheres com idade acima de 40 anos, assim como aconteceu no povoado São José, também foram solicitadas mamografias para um acompanhamento mais eficaz. No caso das pessoas que quiseram fazer o teste rápido de HIV e Sífilis, já saíram com os resultados em mãos. Foi uma manhã muito proveitosa e que coroou nosso trabalho da melhor forma: com a satisfação das mulheres envolvidas”, enfatizou Jucélia.

 

Novembro Azul – Com o encerramento do mês de outubro, e consequentemente das atividades em prol do movimento Rosa, a Secretaria de Saúde se preparara para mais uma campanha de conscientização. Desta vez, o setor vai aderir ao “Novembro Azul”, incentivando os homens que residem no município a fazerem exames preventivos ao câncer de próstata. “Esse, sem dúvida, será nosso maior desafio. Até porque muitos homens costumam encarar o exame com preconceito. Vamos trabalhar a parte educativa e esperamos desmitificar essa ideia”, salientou a coordenadora de Atenção Básica.