Japaratuba: Fim de semana é marcado pela Festa das Cabacinhas
Mantendo as tradições de Japaratuba, município localizado a 54 km de Aracaju, ocorreu no último fim de semana a Festa das Cabacinhas. Este ano o festejo social, incluso na programação alusiva aos Santos Reis e São Benedito, foi reduzido para dois dias, mas manteve a qualidade, garantindo a diversão dos participantes.
Apenas na noite de abertura (9), cerca de 12 mil pessoas compareceram à Praça de Eventos para prestigiar as atrações contratadas. Swing Bamba, Forró Pegado, Léo Santana, Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha, e o PM Apaixonado, foram os responsáveis pelo sucesso do primeiro dia de festa.
No sábado (10) a participação expressiva do público também foi destaque. Logo cedo, às 9h, nove blocos de rua se concentraram na Praça da Feira, onde aconteceu o primeiro “Encontro de Blocos” da Festa das Cabacinhas. A animação ficou por conta das bandas Swing Safado e Lek’s Hit.
Durante horas, japaratubenses e visitantes brincaram ao som das bandas e guerrearam com as cabacinhas, no novo espaço da celebração. “Foi uma novidade para os foliões. Quando o juiz nos comunicou que não poderíamos realizar os famosos arrastões, buscamos uma alternativa para os blocos que se preparam durante todo um ano para estes momentos. E graças a Deus conseguimos agradar”, frisou Robson Rodrigues, secretário de Cultura de Japaratuba.
Outra surpresa reservada à edição de 2015 da Festa das Cabacinhas foi a primeira "Tarde de Sol", realizada na Praça de Eventos. Iniciado às 14h, o encontro teve como primeira atração o cantor Julinho Porradão. O momento mais esperado da tarde, que reuniu aproximadamente 14 mil pessoas, foi o show com a banda Harmonia do Samba.
E antes de subir ao palco, o cantor Xanddy assegurou que ele e seus parceiros garantiriam momentos de alegria e diversão para os foliões presentes no espaço. “Trouxemos o que eles geralmente querem. Muita alegria, muita dança. O show está muito legal, com coisas novas, músicas antigas que reformulamos, e vamos poder matar a saudade, ou seja, vai ser muito legal”, afirmou o cantor, acrescentando, em seguida, que o Harmonia colocaria todos os presentes para dançar.
“Entre matar a saudade e se divertir com as novas músicas do Harmonia, nosso som fará todo mundo colocar a mão na cabeça e descer até o chão. Vai ser bem legal, principalmente porque é a quarta vez que nos apresentamos em Japaratuba. O público vai gostar”, garantiu.
E ele cumpriu com o prometido. Durante quase duas horas a banda conseguiu agitar o público presente, transformando a "Tarde de Sol" em um grande sucesso. Após o show do Harmonia do Samba os foliões foram surpreendidos com uma atração surpresa: Gabriel Lacerda.
À noite, não diferente, a Praça de Eventos permaneceu lotada por japaratubenses e visitantes, que foram embalados por atrações locais e de renome, sendo elas Suíte do Forró, Asas Livres, Magníficos e Psirico. “Procuramos elaborar uma programação mesclada, que se adequasse com a verba disponível à realização do evento e que agradasse a todos. Pelo o que vimos, a meta foi alcançada”,celebrou Robson.
Segurança – Para garantir a segurança dos participantes da festa, a Prefeitura de Japaratuba contratou um número significativo de seguranças. Segundo Robson, para cada noite, foram disponibilizados 80 seguranças. “Além disso, contamos com 45 policiais, civis e militares, e dois delegados plantonistas. Ou seja, tínhamos, todos os dias, cerca de 125 homens protegendo os japaratubenses e os visitantes”, afirmou o secretário.
Com a Saúde não foi diferente. Segundo a diretora da pasta, Delba Mara, foram disponibilizados médicos e equipes de enfermagem, 24h. “Na sexta-feira à noite, uma equipe com médico, técnico de enfermagem e condutores de ambulâncias, ficaram de prontidão na festa e na clínica. Além disso, cinco ambulâncias foram ofertadas”, detalhou, continuando.
“Já no sábado à tarde, tivemos dois médicos no município, e à noite as mesmas equipes de sexta, tanto na festa, quanto na clínica. Resultado: Apenas 19 atendimentos no posto médico, por conta de mal estar e alcoolismo. Nenhuma agressão física e nem vítimas de arma branca ou fogo”, enfatizou Delba.
Com os resultados obtidos no festejo, o prefeito Hélio Sobral celebrou a edição 2015 da festa alusiva aos Santos Reis e São Benedito. “Só tenho a agradecer pela presença intensa dos japaratubenses e visitantes nestes sete dias de programação. Fiquei muito satisfeito em ver o povo brincando, se divertindo, principalmente na 'Tarde de Sol' e no 'Encontro de Blocos', porque provou que as iniciativas foram aprovadas. Espero todos os foliões em 2016”, salientou o gestor.
