Japaratuba: Prefeitura esclarece dúvidas sobre o concurso público
No último dia 11 de agosto foram abertas as inscrições para o concurso público de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano. E desde que o edital foi publicado, algumas dúvidas surgiram por parte da população que reside no município e demais cidades. Um dos questionamentos foi quanto à data da prova, que estava prevista para 9 de novembro, mesmo dia da aplicação da prova do Enem.
Contudo, de acordo com secretário de Administração de Japaratuba, Antonio Carlos Mota, a data para realização do exame teórico já foi alterada e publicada no site da instituição responsável pelo concurso. “Houve um choque nas datas e assim que tomamos conhecimento buscamos uma forma de adequação. Quem acessa constantemente o edital na página do Ibam sabe que está atualizado e que já foram feitas as devidas modificações”, explica o secretário enfatizando que as inscrições se encerram no dia 12 de setembro.
Antonio Carlos esclarece que o período de isenção das taxas se encerrou, mas que o posto de atendimento disponibilizado pela Prefeitura para inscrições, continua prestando serviços à população. “Foram dois dias de inscrições para as pessoas que pretendiam garantir a isenção das taxas. Após a finalização deste prazo houve uma seleção com base no cadastro do Bolsa Família. É preciso lembrar que a inscrição é feita unicamente pela internet”, destaca continuando.
“O posto de atendimento que montamos na antiga creche, localizada na avenida principal da cidade, permanece em plena atividade. Ele destina-se exclusivamente para as pessoas que, por algum motivo, não tem acesso à internet, nem em casa, nem em uma lan house. Apenas a inscrição é feita neste local. Acessa-se o site da instituição e todo processo de inscrição, até a impressão de boleto para fazer o pagamento das taxas, será garantido. Contudo, o pagamento da taxa deve ocorrer no banco”, frisa.
Salários – Com relação aos vencimentos oferecidos, o responsável pela pasta administrativa garante que são baseados na tabela salarial da Prefeitura. “Nela os cargos que estão sendo objetos do concurso correspondem a esses valores mesmo. Paralelo a isso, o prefeito Hélio Sobral determinou que a Secretaria de Administração fizesse um estudo para a implantação de um plano de cargos e salários, o que levará ao enquadramento dos servidores atuais, daqueles que forem aprovados e convocados pela Prefeitura depois da realização deste concurso, e de outros que venham a ocorrer”.
Antonio Carlos informa também que os salários que constam no edital são os valores iniciais. “Por exemplo, houve uma reclamação quanto ao salário do engenheiro, mas é o salário que a Prefeitura paga, então, futuramente com o plano de cargos, quem for o engenheiro da Administração Municipal, será enquadrado em um novo patamar salarial. Não há uma determinação obrigatória para que o serviço público pague o piso que é estabelecido para o engenheiro ou outro profissional”, detalha.
Plano de Cargos - Sobre o plano de cargos e salários, o secretário assegura que a Secretaria de Administração já está fazendo as projeções para implantação. “A maior preocupação é saber qual o impacto vai ocorrer na folha de pagamento, porque temos um limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e não podemos ultrapassar, então, temos essa preocupação para que o estudo possa mostrar ao prefeito se deve implantar totalmente ou paulatinamente”, pontua, acrescentando.
“Queremos que os profissionais saibam que a pretensão é implantá-lo até 2016. Recentemente, representantes do sindicato dos servidores municipais tiveram uma reunião com o prefeito Hélio e reivindicaram que fosse pago aos funcionários uma correção correspondente à inflação do ano anterior. Essa projeção está sendo passada para o gestor, que é de aproximadamente 6%, e ele vai voltar a discutir com o sindicato sua implementação”, conclui Antonio Carlos.
