Japaratuba recebe quadra poliesportiva coberta do Governo do Estado
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), construiu uma quadra poliesportiva em Japaratuba, a 54 km de Aracaju, que vem a ser a primeira do município com cobertura. A obra faz parte do programa Sergipe Cidades, parceria entre o Governo e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que mudou o conceito de intervenções urbanas no Estado. O incentivo às práticas esportivas e novas oportunidades aos adolescentes, também está entre os objetivos do programa.
Localizada na Praça Moacir Sobral Barreto, no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emiliano Nunes de Oliveira, a quadra recebeu investimentos na ordem de R$ 510.552,28. Atendendo as normas vigentes, foi construída uma rampa de acesso com guarda-corpo metálico e piso tátil direcional. A cobertura é em estrutura metálica e telha em alumínio trapezoidal e a iluminação interna é composta por luminárias modernas.
Traves de futebol de salão, voleibol e estrutura de basquetes foram instaladas com as respectivas redes, além da demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção em nylon fixada às muretas. Ao redor da quadra e no entorno do pátio foram aplicados 641,51 m² de placas com grama verde-esmeralda, garantindo leveza ao espaço esportivo. Também foram realizados serviços de rede de drenagem para captação de águas pluviais, evitando pequenos alagamentos em períodos chuvosos.
NECESSIDADE
Educador físico há 30 anos, José Valter Santos exerce as atividades na escola e diz que a construção da quadra foi crucial para o desenvolvimento esportivo no município. “Havia uma necessidade urgente de uma quadra coberta. Diversos treinamentos de várias atividades são limitados por conta da exposição ao sol, inclusive um professor foi afastado dos trabalhos por ter detectado problemas de saúde. Durante o período chuvoso elas eram canceladas pela ausência da cobertura, agora a situação melhorou muito”, conta.
O professor acrescenta que a obra será fundamental para os adolescentes. “A escola possui 12 turmas nos três períodos letivos, são 1080 alunos e a maioria pratica atividades físicas e vários tipos de esportes. Com a quadra será muito mais fácil e ainda melhor para que os treinamentos se intensifiquem, uma vez que mesmo não dispondo de um lugar apropriado, obtivemos um bom destaque nas últimas edições dos Jogos da Primavera”, revela.
Praticante do futsal e estudante do oitavo ano do ensino fundamental, Tarcísio Leonardo, 14 anos, está muito satisfeito com a quadra. “Ficou ótimo, antes não tínhamos um lugar adequado para jogar bola e realizar as atividades físicas escolares, agora a situação melhorou bastante”, declara.
Colega de sala de Tarcísio e praticante do futsal desde os quatro anos de idade, Eduardo França, não esconde o sorriso ao comentar sobre a obra. “Foi muito gratificante para os alunos e principalmente para nós que jogamos bola. Nem parece o local de antes, tem piso, trave, cobertura… Está muito melhor mesmo, é outro lugar. Todos gostaram dessa obra”, afirma o adolescente de 15 anos.
INCENTIVO
Para o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, a edificação da quadra reafirma o compromisso do Governo do Educado com o incentivo ao esporte. “Quer seja pelo Sergipe Cidades ou por outras fontes de recursos, o governador Jackson Barreto vem presenteando os cidadãos sergipanos com a construção e reformas de quadras e praças esportivas e, isso contribui de maneira salutar não apenas para o estímulo de diversas modalidades, mas, sobretudo, por muitas vezes tirar os jovens da ociosidade e despertá-los para um futuro diferente e promissor”, analisa.
