Japaratuba se destaca na Feira de Sergipe

23/01/2015 às
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ

Acontece até o próximo dia 25 de janeiro a 16ª edição da Feira de Sergipe, na Orla de Atalaia, em Aracaju. E uma das cidades que tem revelado seus encantos no evento é Japaratuba, distante 54 km da capital sergipana. Através de uma parceria entre prefeitura e SEBRAE, empresa responsável pela organização da feira, artesãs do município que produzem peças para o Centro de Comercialização de Artes Arthur Bispo do Rosario, estão expondo seus produtos, feitos à mão, no local.

 

Toalhas bordadas, passadeiras, bonecas de pano, peças confeccionadas à base de cabaças e camisetas estampadas, são alguns exemplos dos produtos artesanais que podem ser encontrados no estande - totalmente decorado com elementos que remetem às obras de Arthur Bispo do Rosario -, reservado à cidade. A preparação e garantia do espaço ocorreu através da Secretaria de Administração, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Local, juntamente com as Secretarias de Assistência Social, Combate à Pobreza e da Mulher, e Comunicação.

 

“Normalmente, o SEBRAE encaminha um ofício às cidades convidando-as para participarem do evento. Fomos o primeiro município a sinalizar esse interesse, inclusive, encaminhando, antes da elaboração da programação, um documento solicitando a inclusão dos nossos grupos folclóricos na feira”, explicou Mariana Almeida, coordenadora dos Agentes de Desenvolvimento da cidade, continuando.

 

“Uma vez confirmada a presença de Japaratuba, preparamos tudo para que nosso estande atraísse a atenção do público. Elaboramos sacolas personalizadas e colocamos mandalas com elementos de Bispo do Rosario, vasos com cabacinhas, muitas fitas coloridas, dentre outros artefatos na decoração. Estamos conseguindo alcançar nosso objetivo, já que a organização do evento nos informou ser um dos espaços mais visitados”, detalhou Mariana.

 

 

 

Apresentações – Assim como a exposição das belezas artesanais de Japaratuba está encantando os visitantes, os grupos culturais do município também têm sido atrativos de destaque no evento. A Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa, por exemplo, se apresentou no último dia 15 de janeiro, impressionando público com figurino, dança e com o espetáculo diferenciado.

 

“Isso me deixa muito feliz, porque reconheço que nossa cidade possui grandes riquezas quando o quesito é cultura. E o artesanato, assim como os grupos folclóricos, também faz parte desta cultura. Fiz questão de visitar o espaço de Japaratuba e posso dizer que as artesãs do nosso município estão de parabéns pelo trabalho apresentado”, destacou Hélio Sobral Leite, prefeito de Japaratuba.

 

Assim como o gestor, também compareceram ao estande de Japaratuba, em dias alternados, a primeira dama, Angélica Rocha, a equipe da Secretaria de Assistência, o secretário de Comunicação, Saulo Britto, além de outros membros da administração municipal.