Japaratuba: Secretaria cria projeto para tirar juventude da rotina
Ter uma rotina diária, marcada pela repetição mecânica do relógio, com horários definidos para todos os afazeres, é uma realidade que pouco combina com o ritmo de vida de crianças e adolescentes. A simples menção da palavra já pode causar certa antipatia nos jovens incentivando-os, na maioria das vezes, a buscar formas para fugir dela. E é justamente nesta busca pelo “viver diferente” que se esconde o perigo. Na ânsia de encontrar novas aventuras, que levem ao desconhecido, os adolescentes podem se deparar com o inesperado, e se envolver com situações de perigo.
Por isso, para garantir atividades que modifiquem a rotina diária dessa parte da sociedade, alguns municípios têm colocado em prática ações diferenciadas que garantam momentos de lazer e colaboram, ainda, com a construção do conhecimento e com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. É o caso de Japaratuba, localizada a 54 km da capital sergipana, onde a prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, acaba de lançar um projeto cuja proposta é tirar a juventude da rotina.
“Este é, inclusive, o nome do projeto, porque a ideia é tirar os jovens das situações costumeiras a qual a cidade propõe, que é estudar e ficar em casa, já que são poucas as opções de lazer ofertadas no município. Muitas vezes, para que as crianças e os adolescentes possam se entreter, eles precisam sair de Japaratuba, ir à capital, e muitos não possuem condições para isso. Então, tivemos a ideia de elaborar um cronograma de atividades que beneficia a toda juventude, tendo como foco principal os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade”, detalhou Tiago Nascimento, secretário da pasta.
A primeira ação colocada em prática foi o “Cine Juventude”, com exibição de filmes a cada 15 dias, de acordo com Tiago. “Começamos com o longa ‘Jogada de Rei’ e já apresentamos, também, o filme ‘Êxodo’. O ambiente é preparado de forma que os jovens se sintam, de fato, em um ambiente parecido ao cinema, tanto que distribuímos até pipoca. Aproveitamos a oportunidade para debater sobre algumas temáticas para saber qual a nova percepção deles, após a criação do projeto. É uma forma de entender o que sente aqueles que se acham excluídos da sociedade”, detalha Tiago, continuando.
“Queremos que o “Juventude Saindo da Rotina” venha a mudar essa ideia, mostrando a essas crianças e adolescentes que eles podem ir mais além.Tanto que na hora da escolha do filme tomamos esse cuidado, de escolher temas que venham aguçar a mente dos jovens, como ocorreu na primeira e segunda edição. Mas a gente sabe que eles precisam de mais entretenimento, então a proposta é mesclar entre filmes de ação, aventura, drama, com ênfase em longas que possam provocar discussões sobre o tema abordado”, destaca o secretário.
Viagens – Outros atrativos que também já são previstos pelo projeto, são viagens, de acordo com Tiago. “Quando digo que quero levar as pessoas para lugares que elas não têm acesso, incluo pontos turísticos de Sergipe, que ofertam tanto lazer quanto enriquecimento cultural. A primeira viagem programada por nós é para o Museu da Gente Sergipana que é um memorial diferenciado, com atrativos que o difere de outros do Brasil, porque você não vai olhar peças antigas, mas interagir com a cultura do nosso estado. Isso acaba levando ao conhecimento sobre Sergipe”, explica.
Todas as propostas têm deixado o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, entusiasmado. “Temos uma grande preocupação com os jovens da cidade, principalmente porque eles são colocados, com frequência, diante de situações perigosas. E não é apenas no município, mas em todo o estado. Há um tempo estamos estudando formas de afastá-los dos problemas que afligem a sociedade e o “Juventude Saindo da Rotina” foi uma das soluções encontradas. Fico feliz pelo empenho da pasta em colocar o projeto em prática, e no que depender de mim, ele continuará dando certo”, afirma o gestor.
