Japaratuba: Secretaria de Meio Ambiente participa de Encontro de Catadores Coletores em Glória

Na manhã da última quarta-feira (4), A Secretaria de Meio Ambiente de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, participou do I Encontro de Catadores e Coletores do Consórcio do Baixo São Francisco, ocorrido na cidade de Nossa Senhora da Glória. A ideia foi levar os catadores e coletores de recicláveis do município para vivenciar novas experiências, ao lado de outros catadores das 16 cidades que se inserem no consórcio. A visita contou com total apoio da Prefeitura de Japaratuba.
Organizado em parceria com o Sebrae, o evento possibilitou a inclusão socioambiental e produtiva dos catadores e coletores sergipanos, por meio de atividades diferenciadas. A Secretaria de Meio Ambiente de Japaratuba apresentou, na oportunidade, o projeto “Roda da Coleta Seletiva”, inspirado nas obras do artista plástico Arthur Bispo do Rosario.
Durante a apresentação, a secretária de Meio Ambiente de Japaratuba, Maria Luiza Omena, destacou que apesar dos avanços, alcançados, grandes desafios ainda precisam ser vencidos. “A organização da cooperativa de catadores, a implantação do galpão de triagem, o fechamento do lixão e a instalação de um aterro sanitário, são os principais obstáculos as serem vencidos”, exemplificou Luiza.
Participação – Participantes atuantes, os catadores e recicladores de Japaratuba saíram do encontro decididos a fundar uma cooperativa no município. Eles aproveitaram o momento em que todos estavam reunidos para agendar uma assembleia geral, onde o estatuto será aprovado, e a diretoria, bem como o conselho fiscal da cooperativa, serão eleitos.
"Para nós, catadores e coletores, será ótimo a implantação da coleta seletiva, pois deixará a cidade mais limpa, facilitará nossa sobrevivência e melhorará as condições ambientais, uma vez que será dado aos resíduos à destinação adequada", declarou a coletora japaratubense, Jhuly Gonçalo.
Para o secretário Adjunto de Meio Ambiente de Japaratuba, Joaquim Silva, o encontro foi proveitoso. “Nossos catadores e coletores saíram animados com a perspectiva de fundar uma cooperativa e poder trabalhar, dando uma vida mais digna para suas famílias. A meta da Semarh, conforme a orientação do prefeito Helio Sobral, é viabilizar a implantação do serviço de coleta seletiva ainda neste primeiro semestre de 2015", afirmou Joaquim.
