João Marcelo cobra ações mais efetivas da Polícia no combate à violência em Dores

21/01/2016 às

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, João Marcelo, participou hoje, 21, de uma reunião com o comandante da Polícia Militar, Coronel Iunes, em Aracaju, que estava acompanhado do Major Sydnei.  Também estiveram presentes o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o Presidente da Câmara de Vereadores, Hélio das Cruzes, os Secretários Municipais João Neto (Educação) e Paulo Neto (Defesa Social), além do Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Dores, João Lima.  Na pauta, a situação da insegurança no município.

 

O gestor aproveitou os comandantes para reivindicar deles um trabalho mais ostensivo no combate à criminalidade. João Marcelo mostrou-se preocupado com o crescimento da violência, provocando medo na população. “Coronel Iunes apresentou índices que demonstram a diminuição da criminalidade, mas o problema é que em Dores a violência cresceu assustadoramente. Aí veio o Batalhão, conseguiu diminuir um pouco, mas mesmo assim não tem sido suficiente, pois Dores era uma cidade pacata. O que queremos é poder voltar a esse clima. Pode ser até um desejo impossível, mas precisamos, urgentemente, buscar meios que promovam mais segurança em nossas ruas”, ressaltou o prefeito.

 

Um dos assuntos também abordados foi a sede do Batalhão da PM, cujo contrato de locação venceu no dia 31 de dezembro de 2015. João Marcelo aproveitou para perguntar ao presidente da CDL se a entidade teria interesse em continuar colaborando com o pagamento. João Lima disse que não iria mais contribuir com o aluguel, informando que a CDL continuaria ajudando apenas na participação de reuniões.

 

Por conta dessa situação, João Marcelo afirmou ao comandante da PM que a Prefeitura tem interesse na permanência do Batalhão em Dores, mas que precisava rever a questão do valor do contrato do aluguel com o proprietário, já que ficaria um custo muito alto para o município arcar sozinho. Outra solução foi verificar a existência de um outro imóvel da Prefeitura que pudesse abrigar o Batalhão. “Apresentei como sugestão um prédio no Cruzeiro das Moças, que está em reforma e que poderia ser a nova sede. Na próxima quinta, o Major Sydnei ficou de nos acompanhar em uma visita até o local. Deixei claro que a nossa intenção é manter a boa parceria entre Administração Municipal e Polícia, no sentido de prover a população de uma melhor segurança. Para isso, não mediremos esforços”, frisou.

 

PROERD


Prefeito e Secretário de Educação também falaram sobre a implantação do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – nas escolas da rede municipal. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd’ – professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência. Essa discussão começou em Outubro do ano passado e a intenção de João Marcelo é implantar o programa este ano na Rede Pública do Município. 


“Foi uma reunião bastante proveitosa da qual se sobressaiu a democracia e a vontade de todos para que o nosso Município tenha uma maior segurança. Ficamos satisfeitos porque o Coronel Iunes nos prometeu maior rigidez e que o trabalho da polícia seria de tolerância zero contra os marginais. Esperamos que com isso, prevaleça nossa vontade que é, acima de tudo, de que Dores volte a ter a paz que tinha antes”, frisou João Marcelo.