José Sobral dialoga com o ministro Marcelo Castro e traz avanços para a Saúde de Sergipe
Em mais uma agenda positiva em Brasília para ampliar o relacionamento e trazer avanços que fortalecerão o SUS em Sergipe, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, esteve nesta quinta-feira, 22, em audiência com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Acompanhado pela superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, e pelo diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior, o gestor sergipano recebeu três importantes encaminhamentos para Sergipe, dentre as pautas já solicitadas em visitas anteriores.
“Em ato a se realizar em novembro, o Ministro assinará a Ordem de Serviço do espaço onde abrigará o novo equipamento de Radioterapia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), através do Plano de Expansão do Ministério da Saúde. Uma excelente notícia, que já aguardávamos, e agora está definitivamente consolidada”, comemorou José Sobral.
Ainda segundo o secretário, outro encaminhamento positivo foi em relação ao Samu 192 Sergipe. “O ministro solicitou à equipe técnica todos os esforços necessários para contemplar o Samu com mais viaturas para renovação de frota. O nosso serviço é considerado o melhor do Brasil em termos de estrutura física, atendimento, tempo resposta e equipe. Já fomos contemplados com viaturas este ano e seremos com mais. É o usuário o maior contemplado”, destacou.
Além dessas duas notícias que farão parte do ato com a presença do ministro da Saúde em Sergipe, o secretário José Sobral foi comunicado sobre avanços no Hospital de Cirurgia. “Marcelo Castro nos informou que, após análise técnica do Ministério, será feita a publicação, em mais alguns dias, da Portaria que habilita o Hospital de Cirurgia como Centro de Alta Complexidade na área Cardiovascular, o que permitirá o serviço a realizar, pelo SUS, cirurgias de implante cardíaco e marcapasso. Apesar do Hospital de Cirurgia já realizar esses procedimentos, o fato de não ser habilitado pelo SUS, acaba onerando os erários do estado e do município de Aracaju através da judicialização. Ficamos felizes com esses encaminhamentos e desejamos boa sorte ao novo ministro. Sergipe está de braços abertos para recebê-lo”, pontuou José Sobral.
Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, essa visita ao Ministério foi benéfica e satisfatória, provando que o SUS de Sergipe vem, a cada dia, se destacando para garantir a assistência a todos os sergipanos.
“Senti como o SUS Sergipe se fortalece quando, à sua frente, possui uma gestão onde sua maior preocupação é, sem dúvida, oferecer à população uma saúde pública de qualidade, com universalidade e equidade. Ficamos orgulhosos frente às reivindicações do secretário José Sobral e a afirmação do MS em apoiar a Política de Saúde Pública de Sergipe pela equipe que atua com ética, compromisso e responsabilidade”, comemorou Conceição Mendonça.











