Lagarto: Expulsão de vereador de partido causa surpresa na câmara

22/09/2015 às
Foto: Portal Lagartense

A sessão da Câmara de Vereadores de Lagarto desta terça-feira (22) contou mais uma vez com transmissão ao vivo e exclusiva do Portal Lagartense. O fato que mais chamou atenção na manhã de hoje foi a divulgação da expulsão de um vereador do seu partido.

 

Mas antes da revelação, no pequeno expediente, o vereador Pedrinho da Telergipe (PR) parabenizou o contador Anselmo pela passagem do seu aniversário de 50 anos.

 

Já no grande expediente, Pedrinho, como primeiro inscrito, introduziu seu discurso sobre a situação da educação no município. O vereador apresentou fotos de diversas situações detectadas por professores como prova de descaso com a merenda escolar.

 

"Na Escola Municipal Inglaterra, do povoado Quilombo, por exemplo, eis aqui o registro em foto. Só havia banana e laranja para o lanche dos alunos. Nesta outra imagem estava explícito o prazo de validade vencido de alguns produtos de limpeza e material escolar como cola branca, o que oferece o risco de reação alérgica ou intoxicação para quem vai manuseá-los", alertou o vereador.

 

Ainda munido de fotos Pedrinho encerrou falando sobre a situação precária de algumas ruas sem pavimentação do bairro Loiola II no município.

 

Kleber de João Maratá (PRTB) mais uma vez parabenizou o trabalho do Portal Lagartense pelo comprometimento de sua equipe com a imparcialidade. Disse estar satisfeito com a transmissão das sessões da câmara por ser uma de suas reivindicações na casa.

 

Voltando para sua pauta oficial, elogiou a posição do Sintese na sua luta diária pelos direitos do magistério e que no episódio comentado pelo colega Claudio de Dona Leu (PP), em sessão retrasada, onde, segundo o vereador, foi oferecido pelo próprio prefeito Lila Fraga (PSDB) o cargo de secretário municipal de Educação para qualquer membro do Sintese. Kleber disse é descabida a proposta e que cabe ao executivo fazer o dever de casa, garantindo os direitos dos professores e não desafiá-los a assumir pastas, pois os mesmos já tem suas responsabilidades na educação dos cidadãos e cidadãs.

 

Sobre a polêmica das estradas vicinais, o vereador disse que é lamentável a situação das estradas na região da pista 3 da Colônia Treze.

 

Nem campo nem obra

 

Valmir de Carminho (PV) reclamou sobre a interdição do campo de futebol de várzea do bairro Matinha, cujo terreno deu lugar às obras do futuro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), e que, no entanto, após a desfiguração do terreno as obras estão paralisadas.

 

Valmir falou com orgulho sobre o filho que foi aprovado para o sub-17 da Associação Desportiva Confiança, um dos principais times não só do estado como do Nordeste.

 

Valmir alertou aos colegas vereadores que estes tenham mais cuidado de hoje em diante, já que as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo pela web. "Os cidadãos que estão nos assistindo vão perceber várias cadeiras vazias, e nós somos 17 funcionários do povo, não podemos faltar as sessões", salientou o vereador.

 

Gilberto da Farinha (PP) agradeceu e parabenizou o deputado federal Fábio Reis pela entrega dos quatro veículos na manha desta segunda-feira (21). E exaltou a obra de modernização da antiga Ladeira do Rosário, onde esteve presente na solenidade juntamente com outros vereadores.

 

Sobre estradas

 

Gilberto agradeceu à secretaria de Obras do município que durante 15 dias efetuou a revitalização das principais pistas do povoado Brasília e em boa parte do Jenipapo. Mas que por consequência das chuvas dos últimos dias algumas destas estradas já precisam de uma nova revisão.

 

Expulsão de partido

 

Carlos da Brasília (Sem Partido) levou ao conhecimento dos colegas de legislativo e da imprensa a sua frustração diante da expulsão por parte do seu partido, o Solidariedade (SDD), por meio de um oficio via sedex.

 

O vereador resumiu sua saída do primeiro partido, o PT, a convite do deputado federal Laércio Oliveira, que o convenceu a se filiar ao solidariedade, mas que se sentiu desprestigiado ao decorrer dos últimos meses. Junto com a notificação veio em anexo, um termo de renúncia que deverá ser assinado pelo edi e um outro oficio lhe assegurando o direito de recurso, providência esta que Carlos disse que jamais tomaria diante da desconsideração que o remetente teve para com ele.

 

Carlos diz não ter mágoas do deputado Laércio, mas espera que, em respeito ao compromisso assumido, ele cumpra uma promessa feita aos seus eleitores do povoado Brasília, o de enviar uma emenda parlamentar com recursos para calçamento de um conjunto naquela comunidade.

 

 

Pra onde vai?

 

Carlos disse que vem sendo cortejado por vários partidos, inclusive a convite do próprio senador Eduardo Amorim (PSC), que compõe a coligação do PSDB de Sergipe. De público, o colega Pedrinho da Telergipe o convidou para se filiar ao seu PR e que, se fosse do desejo de Carlos, Pedrinho abria mão da presidência do diretório municipal e cederia o cargo para o amigo. O vereador deverá tomar a decisão até o final de setembro.

 

Ausências de Xexéu (PSD), Adson do Leite (PV), Enilton da Farmácia (PMDB), George de Zizi (PDT), Érico Menezes (PSDB) e Washington da Mariquita (PTB). Não houve votação nem indicações de projeto.