Lagarto: Sessão: vereadores abordam Barretão, mercado do 13, insegurança e saúde
Os temas abordados por vereadores durante a sessão desta terça-feira (27) na Câmara Municipal de Lagarto foram diversos. Foi do esporte à saúde. Discutiram a segurança no município e levaram ao plenário também um problema sério: o risco de desabamento do mercado municipal de carnes e miúdos do povoado Colônia Treze.
E quem levou à tribuna a preocupação dos moradores do Treze quanto à situação do Mercado Municipal Antônio Martins de Menezes foi Enilton da Farmácia (PMDB). Segundo ele, o espaço será fechado nesta terça-feira (27) pela Defesa Civil por conta do risco de desabamento.
Barretão
Há preocupação também no esporte. Valmir de Carminho (PV) falou sobre sua indignação com a possibilidade de venda do Estádio Paulo Barreto de Menezes. O vereador tem posicionamento claro contra a venda da praça esportiva.
Segurança
Já no grande expediente, Valmir pediu providências à Secretaria de Estado da Segurança Pública por conta da insegurança no município. Ele comentou sobre o fechamento de um mercadinho no Residencial Júlia Nogueira, no bairro Estação, por ter sofrido sete assaltos nas últimas semanas.
Em aparte, Joselmo de Antônio Simões (PSC) sugeriu o pedido de audiência não mais com o secretário de segurança, mas sim com o governador Jackson Barreto (PMDB), para que ele tome conhecimento da situação.
Saúde
O vereador Pedrinho da Telergipe (PR) levou à câmara denúncia de uma senhora quanto aos problemas na área da saúde no município de Lagarto. "Tem uma criança de 7 anos que foi constatada nela um problema cardíaco sério. Foi encaminhada ao cardiologista. Ela vai lá e não tem", revelou.
Ele disse que a senhora procurou o prefeito. "A secretária do gabinete disse a ela que iria tentar marcar e quando marcasse telefonaria", informou. Pedrinho frisou que ela exemplifica muitos casos em que o cidadão procura atendimento e não encontra.
Valmir pediu aparte e disse que estava inteirado da situação, confirmando que o prefeito "mandou tomar as providências" e que a senhora foi atendida da melhor maneira possível na sede da prefeitura. Dessa forma o caso já está sendo resolvido.
Fábio Frank (PCdoB) expandiu o tema. Ele teceu críticas ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Reclamou da falta de aparelhos hospitalres e da burocracia que não permite liberar o paciente para fazer exames na rede privada.
Boa ação
Pedrinho também comentou sobre o trabalho de jovens que estão dedicados a fazer um levantamento sobre os idosos do município, sobretudo como estes cidadãos e cidadãs estão sendo cuidados no Asilo Santo Antônio.
Cartório Mais
Fábio Frank também aproveitou sua fala para parabenizou os empresários Alailson Corretor e Jucinaldo Farias pela inauguração do Cartório Mais. O vereador destacou um dos serviços oferecidos, que é o protesto de cheque de qualquer praça do país, o que antes não era possível no município.
Sindicatos dos vigilantes
O vereador Kleber de João Maratá (PRTB) informou na tribuna da casa que o Sindicato dos Vigilantes do Estado de Sergipe se reunu com servidores da categoria no município. No encontro foi abordado solicitações já feitas à prefeitura, como adicional de periculosidade, auxílio alimentação, adicional noturno e cobraram também treinamento específico para os vigilantes.
Buracos
Já Carlos da Brasília (PSDB) levou à câmara a preocupação de um morador da comunidade Brasília quanto à rodovia de acesso ao povoado lagartense. Carlos disse que o cidadão gravou um vídeo relatando os problemas da pista. O vídeo foi parar num programa jornalístico da TV Atalaia.
Ele criticou as rodovias estaduais. "É falta de comando. Um tapa buraco não gasta muito", disse. Lamentou um acidente com morte na região da Brasília causado, segundo ele, por um buraco na pista.
Decisão
Segundo o vereador Pedrinho da Telergipe, uma decisão da primeira vara de Lagarto determinou o pagamento do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino referente aos anos de 2014 e 2015.
