Laranjeiras: Câmara homenageia General Moreira Guimarães
A Câmara Municipal de Laranjeiras realizou na manhã de hoje, (13), sessão solene em homenagem ao Sesquicentenário do ilustre laranjeirense General Moreira Guimarães. Diversas autoridades civis e militares estiveram presentes no plenário da casa legislativa.
Antes, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciano dos Santos, junto com o secretário municipal de Planejamento, Paulo Leite, o Chefe da 19ª CSM, Coronel Cordeiro, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Tenente-Coronel Marcos Augusto da Silva Neto e o Delegado do Serviço Miliatr, Dinamar Vieira Dias, ambos do Exército Brasileiro, descerram a placa comemorativa ao sesquicentenário do General Moreira Guimarães, na travessa que leva o nome do homenageado.
Ainda durante a sessão solene, foi lançado o selo comemorativo, mais uma homenagem ao ilustre laranjeirense, que dedicou a vida a diversas funções e se destacou no Brasil, na Europa e no Japão. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano do Santos (Luciano da Várzea - PMDB), a homenagem é um resgate da história às personalidades do município.
"Nesta quinta-feira homenageamos um personagem ilustre da nossa cidade, que dedicou a vida a diversas funções e se destacou no Brasil, na Europa e no Japão. É uma honra para nós vereadores realizar na data de hoje esta brilhante homenagem a um laranjeirense que muito nos deu orgulho e elevou o nome da nossa cidade no Brasil e no exterior", disse Luciano.
Representando o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo de Leite Neto, o secretário municipal de Planejamento, Paulo Leite, destacou em plenário a extensa bibliografia do General Moreira Guimarães e não poupou elogios ao Exército Brasileiro.
"O dia hoje é de homenagens e quero destacar o grande papel que vem sendo desempenhado pelos representantes do legislativo municipal e por cada representante do Exército Brasileiro aqui presente. Todos foram fundamentais para resgatar e valorizar a história da população de Laranjeiras. Falo como historiador e representante do gestor municipal nesta solenidade", frisou Paulo Leite.
O chefe da 19ª CSM, Coronel Cordeiro também usou a tribuna da casa legislativa, destacou a bibliografia do homenageado e agradeceu o empenho de todos. "É importante ressaltar o apoio recebido da Câmara Municipal e da Prefeitura de Laranjeiras para, hoje, realizarmos esta grande homenagem a uma pessoa que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, quero agradecer a todos", concluiu.
A história de Moreira Guimarães
Laranjeirense de nascimento, o General Moreira Guimarães estudou em instituições militares, formando-se na Artilharia, Engenharia e Estado-Maior. Também especializou-se em Matemática, Ciências Físicas e Naturais, Filosofia e estudou Medicina até o 5º ano. No Exército Brasileiro foi de Alferes até a patente de General, tendo participado da diretoria da Fábrica de Armas da instituição.
Na política, foi Deputado Federal por Sergipe, além de ser Adido Militar no Brasil no Japão. Moreira Guimarães também foi professor de matemática e filosofia e dirigiu e colaborou em diversos jornais e revistas do Brasil, Portugal e França. Publicou diversas obras de valor militar, entre os assuntos preferidos, estão: noções de artilharia, jogos de guerra, disciplina militar e sobre a liberdade humana. Era poliglota e entusiasta apologista do Esperanto. Além disso, pertenceu à Sociedade de Geografia de Lisboa, ao Instituto Histórico de São Paulo e foi o fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia.
Como homenagem a figura desigual deste sergipano, foram batizados uma loja maçônica e uma avenida (Avenida Moreira Guimarães, distrito de Campo Belo - SP) com o seu nome.













