Laranjeiras: Prefeito e autoridades participam da comemoração de aniversário do Hospital São João de Deus
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), acompanhado da equipe de governo e servidores do Hospital São João de Deus, participou no sábado (14), de uma Missa em Ação de Graças em comemoração aos 151 anos do Hospital São João de Deus, celebrada em frente à unidade de saúde.
Para o prefeito, celebrar mais um aniversário do hospital é reviver a história e enfatizar que até hoje a unidade é referência não só para os laranjeirenses, mas também para pacientes das cidades circunvizinhas. “A história de mais um século e meio do Hospital São João de Deus nos faz voltar ao passado e saber que até hoje esta unidade atende a toda essa população. Vale destacar que na nossa administração realizamos investimentos importantes e hoje oferecemos atendimento ambulatorial e especializado 24h. Isso nos orgulha bastante”, enfatizou Juca de Bala.
A técnica de enfermagem, Maria das Graças Xavier da Silva, é uma das servidoras mais antigas da casa e confessou seu amor pelo hospital. “Trabalho aqui há 28 anos e nesta casa de saúde já nasceram meu filho, meu neto e tantas outras pessoas queridas da minha família. Como todo esse tempo de dedicação, não tem como não amar esse hospital. Trabalho com o que gosto e isso aumenta ainda mais o meu sentimento pelo São João de Deus”, destacou Graça.
A História
De acordo com documentação, o Dr. Francisco Alberto Bragança juntamente com o desembargador Manoel de Freitas Cezar Garcez e o senhor Ângelo Custódio Policiano, vendo a necessidade de ter um Hospital na cidade, em 14 de Março de 1864, promove uma reunião para definir a criação da Irmandade Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São João de Deus, para dar aos desvalidos e aos enfermos daquela comunidade o socorro necessário.
No ano de 1866, na casa de propriedade do médico Francisco Alberto de Bragança, na extremidade de uma barranca desabitada com fundos para o rio Cotinguiba, de onde se avistava as Igrejas de Nossa Sra. da Conceição dos Pardos e de Nossa Sra. do Rosário, foi concluído o andar superior do Hospital da Caridade de Laranjeiras São João de Deus (protetor da pobreza enferma). Foi nesse local que, segundo a memória local, Lampião teria sido atendido na "calada da noite" passando-se por um fazendeiro pernambucano por volta de 1929.













