Laranjeiras: Prefeitura reinaugura a Casa do Folclore Zé Candunga
Um sonho dos folcloristas laranjeirenses foi realizado pela prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura na noite da última sexta-feira, (22), com a reinauguração da Casa do Folclore Zé Candunga. O espaço estava desativado há seis anos e agora vai reunir o acervo e as histórias do folclore de Laranjeiras, cidade-berço da cultura popular de Sergipe.
Em uma solenidade marcada pela emoção, a filha de Zé Candunga, o homenageado da noite, Maria Aparecida Siqueira, agradeceu o empenho da gestão municipal e dos folcloristas laranjeirenses. "Zé Candunga está nos corações dos laranjeirenses. Meu pai nasceu em Riachuelo, veio para Laranjeiras, aqui foi acolhido e deixou a marca de um homem alegre, que fez acontecer a cultura popular desta cidade. Por isso, agradeço a cada laranjeirense pelo reconhecimento a um homem que amou a cultura, e aos gestores desta cidade pelo empenho e compromisso de reativar este espaço tão importante para o desenvolvimento da cultura sergipana", disse Maria Aparecida.
O diretor da Casa do Folclore Zé Candunga, Antônio Carlos dos Santos, que também é folclorista, não esconde a emoção e diz: "este espaço é pequeno fisicamente, porém muito rico em acervo e nas histórias que aqui estão retratadas. É nesta casa que vamos mostrar aos laranjeirenses e aos visitantes os nossos antigos fazedores da cultura popular e aqueles que ainda lutam para preservar uma tradição centenária, que se mantém viva e se fortalece cada dia mais, com o empenho da gestão municipal e de cada integrante dos mais de 20 grupos folclóricos de Laranjeiras", ressaltou Antônio Carlos.
O secretário municipal de Cultura, Evanilson Calazans, também entusiasmado pela reinauguração, agradeceu o empenho da gestão e disse que uma das missões está cumprida. "Ainda temos muito a fazer para levar mais desenvolvimento à nossa cultura, contudo, quando assumi o cargo de secretário de cultura, me comprometi a reinaugurar a Casa do Folclore Zé Candunga e, hoje, este sonho se torna realidade, não só para mim, mas para todos aqueles que fazem a Prefeitura Popular, os brincantes e fazedores da cultura de Laranjeiras. Este é só o primeiro passo", revelou o secretário.
No discurso de encerramento da solenidade, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), enfatizou que um dos principais investimentos da atual gestão é o desenvolvimento da Cultura. "A nossa atribuição enquanto gestor é grande, mas, enquanto prefeito de uma cidade onde a sua gente respira cultura, devemos priorizar os investimentos neste setor, já que as manifestações folclóricas são vivas e se fortalecem a cada dia. Hoje, a nossa administração está voltada para a valorização dos brincantes e fazedores da cultura popular, prova disso é a reinauguração desta casa do folclore. Como já disseram, o espaço físico ainda é pequeno, porém, este é apenas o primeiro passo", frisou Juca.
