Laranjeiras: Público prestigia projeto Sarau na Matriz

27/04/2015 às
A primeira edição foi feita a homenagem à Dança e ao Chorinho (Foto: Evaldo Moura)

A prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura lançou no último sábado (25), o “Sarau na Matriz”. Um grande público se formou na praça para assistir às apresentações que aconteceram no Coreto, assim como em um palco. O projeto pretende valorizar os artistas e a cultura locais. Nesta primeira edição foi feita a homenagem à Dança e ao Chorinho.

 

O evento teve início às 20h30min com a apresentação de dois grupos de dança de Laranjeiras; Raízes de um Povo, com a direção de Adenilton Alves e Reviver, com a direção de Ane Shirley. Para o diretor Adenilton Alves, esta é uma oportunidade de expor o trabalho executado ao longo do ano. “Ambos fizeram uma belíssima apresentação que agradou ao público. Essa é uma  oportunidade de expor nossos trabalhos em praça pública, pois tínhamos somente o Encontro Cultural para fazer isso, hoje graças a Deus abre-se mais um espaço para nós artistas”, ressaltou.

 

Após as apresentações no palco, foi a vez do Coreto receber os artistas musicais que iriam homenagear o Chorinho. Coube a Odir Caius e Regional do Choro fazer a abertura musical. O repertório estava recheado de belas composições brasileiras de artistas consagrados, a exemplo de Pixinguinha que, com suas composições, mantém vivo o movimento Choro no Brasil. Encerrando a noite do Sarau na Matriz, Junior do Cavaco colocou o público para dançar, cantando diversas músicas do chorinho e um pouco de samba.

 

Para o Secretário de Cultura, Evanilson Calazans esse foi o primeiro passo e as próximas edições serão ainda melhores. “O projeto foi idealizado e executado durante o 40º Encontro Cultural. Como foi bem aceito pelo povo laranjeirense, decidimos manter os saraus e substituir o Café Cultural. Outras edições serão realizadas em diferentes meses. Um evento como esse sempre será aceito pela comunidade, pois é um momento das famílias poderem participar, levar seus filhos e netos, pois se trata de um ambiente tranquilo e de harmonia”, disse o secretário, acrescentando ainda que, para o mês de maio serão feitas homenagens às mães, com músicas de seresta autêntica e uma banda- baile. Dessa forma, o público será convidado a uma viagem ao tempo e relembrar bons momentos.

 

O prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala), que também acompanhou todo o sarau ficou satisfeito. “Para nós gestores públicos, poder criar formas que incentivem a cultura e valorizem os artista é sempre bom. Além da Cultura, nós também estamos estimulando a economia local, já que diversos vendedores ambulantes aproveitam o momento para o ganho de uma renda extra. Esta primeira edição já foi muito boa, mas iremos melhorar mais ainda. Estão todos de parabéns pela organização e empenho dado para a realização do Sarau na Matriz, finalizou Juca de Bala.