Laranjeiras recebe brigada estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti

O município de Laranjeiras recebeu nesta segunda-feira, 21, a brigada contra o mosquito Aedes aegypti. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é realizar visitas nas residências dos principais povoados da cidade eliminando os focos do vetor.
Cerca de 90 agentes de endemias participam da ação que se estende a esta terça e quarta-feira, nos povoados Bom Jesus e Cedro. A primeira localidade a receber a brigada foi o povoado de Laranjeiras. “A finalidade é agir com contingência para dar suporte aos municípios. O objetivo da brigada é dar um apoio aos municípios que apresentaram índices altos das doenças transmitidas pelo mosquito. Estamos com um grupo arregimentado, justamente, para dar esse suporte”, disse o apoiador da Secretaria de Estado da Saúde, João Bosco Monteiro.
Bosco explica ainda que é importante a população se manter atenta para continuar evitando a proliferação do mosquito. “A gente sempre faz avaliação dos índices, principalmente aqueles que podem fugir do controle. Aqui em Laranjeiras vamos trabalhar na questão de busca e eliminação de focos. A gente continua com as atividades por mais dois dias. O mosquito procria quando a população não cuida, então não vamos dar trégua para que ele não se manifeste”, afirma.
A secretária municipal de Saúde, Rosiane Gomes, destaca que trata-se de uma solicitação do município junto a Secretaria de Estado da Saúde. “Solicitamos que eles colocassem Laranjeiras na programação e sempre é uma grande ajuda, uma parceria das Secretarias nessa questão do combate, e só vem trazer benefícios. O trabalho que a brigada faz é algo diferenciado, o pessoal do município faz o trabalho de rotina, tem o trabalho próprio, mas a brigada vem para fazer tudo a parte técnica”, explica a secretária.
Rosiane aproveita a oportunidade para agradecer a Secretaria de Estado pela parceria. “Agradecemos a secretaria de estado pela parceria, por ter trazido a brigada aqui para o município, que é mais um reforço nas ações de combate. Atualmente o município tem feito um trabalho na região do centro da cidade, então a gente optou por trabalhar os povoados, aqueles tem um índice de infestação das larvas do mosquito maior”, conclui.











