Laranjeiras: Vereadores e gerência da Fafen discutem geração de empregos
Atendendo a um requerimento apresentado pelo vereador Jânio Dias, os representantes do legislativo municipal de Laranjeiras, Adriano de Pedra Branca, Adelmo de Zé Bodega, Davizinho, Neguinho de Cármen, Adidas e Marizete da Mussuca se reuniram na quarta-feira (10), com o corpo gerencial da Petrobras/Fafen, comandado pelo gerente-geral, Alexandre Coelho Cavalcanti. Na pauta, foi debatida a geração de empregos para os laranjeirenses durante os 37 dias de perda de produção, um tipo de parada para manutenção geral da empresa que terá início no dia 1° de julho próximo.
Nesta ocasião, várias empresas terceirizadas serão contratadas abrindo 1700 postos de trabalho temporário.
Segundo o vereador Jânio Dias, o gerente-geral se comprometeu em trabalhar o aproveitamento da mão-de-obra existente em Laranjeiras, já que a empresa está instalada no município. “A reunião foi bastante proveitosa e o gerente-geral, Alexandre Coelho, se comprometeu em apresentar às empresas terceirizadas, a necessidade de se contratar a mão-de-obra local através do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) do município. Portanto, os interessados a concorrerem a uma vaga devem cadastrar um currículo no NAT local. É preciso ressaltar ainda que a empresa não terá como contratar os 1700 trabalhadores necessários, mas acredito que boa parte da mão-de-obra qualificada poderá ser absorvida. Este esforço do legislativo municipal foi reconhecido pelos dirigentes da Fafen”, disse Jânio Dias.
O vereador Adriano Carvalho parabenizou Jânio Dias e destacou que a prefeitura deve investir ainda mais em qualificação profissional para os laranjeirenses. “É uma iniciativa muito importante, a reunião foi super proveitosa, já que mostra o empenho do legislativo municipal, porém, a Prefeitura deve realizar ainda mais investimentos na qualificação profissional dos laranjeirenses. Fica a sugestão também que a administração municipal conceda incentivos fiscais para estimular a contratação da mão-de-obra local”, ressaltou Adriano.
Marizete dos Santos está confiante após o resultado da reunião. “O gerente-geral da Petrobras/Fafen se mostrou ser ético e transparente e falou com convicção a respeito da possível contratação dos profissionais de Laranjeiras. A Prefeitura, portanto, também deve se empenhar para que isso aconteça e orientar o pessoal do NAT a não agir com politicagem na seleção dos profissionais”, frisou Marizete.
Também participaram do encontro, o prefeito, o diretor do NAT no município e uma assistente social da Prefeitura.











