Lideranças de Dores convocam a SSP para intensificar a segurança no município
09/03/2016 às
Na manhã desta quarta-feira (09), o prefeito de Nossa Senhora das Dores, João Marcelo, o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nossa Senhora das Dores (CSL), João Lima, o Tenente – Coronel do 10º Batalhão de Polícia Comunitária, Romeu Muniz, representantes da Câmara de Vereadores, entre outras lideranças municipais, reuniram-se com o secretário de Segurança Pública, João Batista, para discutir o quadro atual da segurança em Dores, reivindicando melhorias e estratégias que podem auxiliar na diminuição da criminalidade na região.
Satisfeito em recebê-los, o secretário João Batista parabenizou a união de diferentes representantes políticos da cidade em prol de um bem maior para a população. Apesar de pouco tempo atuando na secretaria, Batista afirmou que já tem planos para Dores, garantindo que “na próxima segunda-feira, 14 de março, o 10º Batalhão receberá mais 20 policiais militares para atuar no município”. É uma medida que ajudará na segurança de médio a longo prazo, mas já é um primeiro passo.
O prefeito João Marcelo explicou que a Guarda Municipal de Dores possui 19 profissionais que trabalham com rádios transmissores para se comunicar com o Batalhão. Das 07 às 19h, os guardas ficam em locais estratégicos do município, principalmente no centro e também têm dado grande suporte aos estudantes universitários que retornam de Aracaju. Dois delegados trabalham no município em dias alternados, porém esse estilo de revezamento não contribui muito na continuidade das demandas. Em relação ao Batalhão, o trabalho tem sido elementar, porém ainda não forneceu a resposta que a população quer.
Uma das maiores reivindicações da reunião foi a presença de policiais civis na região, problema presente na maioria dos municípios. O secretário João Batista reafirmou que a equipe de Marcelo Pititó continuará atuando em Dores e que, em breve, todos os policiais civis empossados irão para o interior do estado. Com essa implementação, o trabalho investigativo irá melhorar, principalmente em relação ao tráfico de drogas; novas estatísticas sobre a intensidade dos crimes serão obtidas; e, caso não seja fornecido um resultado satisfatório, novas modulações serão feitas.
Outro aspecto que também trará mais controle da segurança é o monitoramento das 20 câmeras do município. A Prefeitura já fez a instalação do material, porém recorre ao auxílio de patrocinadores e de algumas questões referentes à Energisa. Uma sala na Delegacia do município está pronta para receber as imagens das câmeras como central desse monitoramento .
A reunião foi produtiva e revigorante para o povo dorense. São medidas que já trarão resultado no período de 30 dias. É importante lembrar que o auxílio da população através do disque denúncia também faz a diferença no combate à criminalidade. Na próxima semana, a Prefeitura fornecerá um telefone da Vivo para facilitar o contato, já que a maioria dos dorenses utilizam essa operadora. Todas as medidas que possam trazer uma sociedade mais tranquila estão sendo executadas.
