Lontra é encontrada em Aracaju
Pesando cerca de 10kg, uma lontra foi encontrada em Aracaju na última sexta-feira (10), mas acabou morrendo neste domingo (12). O animal adulto de sexo masculino foi capturado por pescadores do bairro 17 de Março e chegou a ser machucado por pauladas.
De acordo com o veterinário Gilson Flávio, que prestou o atendimento ao animal, foi a Polícia Ambiental que entrou em contato com equipes do Oceanário de Aracaju e a partir daí os primeiros socorros foram dados ao animal ferido e fraco. “Os pescadores deram pauladas para capturar a lontra. Ela teve traumatismo craniano e, mesmo sendo cuidada com antibióticos, antiinflamatórios e outros tipos de tratamentos, ela não resistiu aos ferimentos”, contou o veterinário.
Ao ser encontrada, a lontra foi encaminhada para o Oceanário e de lá foi para o Hospital Veterinário Pio Décimo, onde foi tratada, mas não resistiu. “Fizemos alguns exames e constatamos que ela teve duas fraturas, uma no crânio e outra nos ossos do peito. Todos os procedimentos necessários foram feitos, mas não conseguimos salvá-la, pois, além de estar muito fraca, ela estava bastante ferida”, relatou Gilson Flávio.
Mesmo sendo difícil de ser encontrada, o aparecimento de lontras em Sergipe é comum, segundo o veterinário. “Não é a primeira vez que encontramos lontras no estado, mas, da última vez que encontramos, por exemplo, já estava morta”, disse.
