MAIS UM PASSO

26/09/2014 às
Foto: divulgação

Mais um passo foi dado para a implantação do Projeto Carnalita, cujo início está previsto para o primeiro trimestre de 2015. Ontem (25), o diretor geral de Operações da Vale em Sergipe, Francisco Cisne, e o diretor de Operações de Potássio e Nutrição Animal, Evandro Arrais, participaram de uma reunião com o prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, buscando a autorização para a passagem de pessoas e equipamentos no município e a realização de obras durante o período de implantação do Projeto.

 

O gestor, que entende que o Projeto Carnalita está ligado ao desenvolvimento das cidades sergipanas, se mostrou favorável às ações da Vale para a implantação. Desde o início de setembro, a empresa tem trabalhado na obtenção das licenças necessárias. “Todo o trabalho tem o objetivo de estarmos aptos no início de 2015 para submetermos o Projeto Carnalita ao Conselho de Administração da Vale.”, afirmou o diretor geral de Operações da Vale em Sergipe.



De acordo com Evandro Arrais, o Projeto vai contribuir com o aumento da produção brasileira de matérias-primas para fertilizantes e a fábrica será responsável pela produção anual de 1,3 mil toneladas de cloreto de potássio. O projeto prevê um investimento de R$ 4 bilhões para a exploração da carnalita, um minério do qual se extrai o cloreto do potássio, matéria prima para a produção de fertilizantes. Hoje, o Brasil importa aproximadamente 90% do potássio que utiliza na agricultura. 

 

 

NOTAS

 

MP ITINIRANTE I

Nesta sexta-feira, 26, o Ministério Público de Sergipe levará o MP Itinerante ao Município de Nossa Senhora das Dores, distante 72 km de Aracaju. Os serviços estarão disponíveis à sociedade das 9h às 12h, na Praça Joel Nascimento, conhecida como Praça do Jacaré. Lançado em 2012, o Projeto promove a cidadania e divulga a Instituição, suas funções e formas de acesso, através do "Ônibus da Cidadania". O MP Itinerante leva às comunidades carentes, que residem em locais de difícil acesso no interior do Estado, o atendimento direto dos Promotores de Justiça.

 

MP ITINERANTE II

Através da unidade móvel, as Promotorias prestam atendimento nas áreas de: Educação, Saúde, Direitos Humanos em geral, Pessoas com deficiência e Idosos, Infância e Adolescência, Paternidade Responsável, Direito da Mulher, Consumidor, Meio Ambiente e Urbanismo, Entidades de Interesse Social, Patrimônio Público, Atividades Cíveis e Criminais e Segurança Pública. Junto com o MP Itinerante será realizado o Projeto MP de Portas Abertas, desenvolvido pela Escola Superior do Ministério Público. O MP de Portas Abertas é um programa voltado para os estudantes dos ensinos médio e superior e tem o objetivo de apresentar as atividades institucionais do Órgão. Durante as exposições, os estudantes assistem a uma palestra intitulada "O Ministério Público: suas atribuições, composição, estrutura e realizações" e visitam o "Ônibus da Cidadania".