Malhador adere à campanha de vacinação contra a Influenza

27/04/2016 às
Foto: Divulgação/net

A Influenza ou gripe A é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Por possuir tendência a disseminar facilmente em epidemias sazonais, a doença se tornou uma das grandes preocupações no país.

 

Por conta disso, teve início nesta semana, a Campanha Nacional de imunização contra a doença. Assim como diversos municípios, Malhador, distante 49 km da capital sergipana, aderiu à campanha, que visa reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes de infecções pelo vírus.

 

Na cidade, trabalhadores da Saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes a partir do 3º mês, puérperas – mulheres com até 45 dias após o parto –, e crianças com idade entre seis meses a 5 anos começam a ser imunizados a partir de sábado (30), quando ocorre a abertura da campanha com o Dia D.

 

Pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, como os portadores de doenças crônicas – respiratórias, cardíacas, renal e transplantados – também devem receber a dose, que será disponibilizada para os moradores da sede e povoados.

 

“Na sede de Malhador, por exemplo, a vacina será ofertada na Clínica de Saúde Antônio Resende de Souza e na Secretaria Municipal de Saúde, localizada em frente à prefeitura, das 8h às 16h, neste Dia D”, detalha, Alessandra Barros, coordenadora de Imunização de Malhador.

 

Continuação - A coordenadora informa que após o Dia de Mobilização a vacina continuará sendo disponibilizada no município, atendendo toda a população. “As equipes de Saúde já estão preparadas para a campanha, portando o manual do Ministério de Saúde com as informações necessárias sobre os grupos prioritários. Até 20 de maio estaremos aplicando a dose”, esclarece, continuando.

 

“Nosso principal objetivo é proteger os malhadorenses que correm riscos de contrair a Influenza. Até o final da campanha temos como meta atingir 80% da população que se encaixa nos grupos prioritários. É importante lembrar que não há contraindicação para a vacina”, ressalta Alessandra.

 

Bastante preocupada com a saúde dos moradores de Malhador, a prefeita Elayne de Dedé convida a população para participar do Dia D. “Pedimos para todas as pessoas que necessitam da imunização que compareçam às unidades de saúde munidas de carteiras de vacinação, cartão de gestante ou registro da criança, nos casos das puérperas, relatório médico para aqueles que possuem doenças crônicas, e se vacinem. Vamos nos cuidar”, destaca a gestora.