
Malhador: Escolas encerram primeiro semestre com festas juninas

Os alunos da rede municipal de ensino de Malhador, distante 49 km de Aracaju, encerraram o primeiro semestre letivo em clima junino. Com ambientes completamente ornamentados pelos professores e equipes diretivas, pais, alunos e comunidades foram recepcionados nos “arraiás” para momentos de descontração e confraternização.
A primeira escola a celebrar o São João foi a Rural Alecrim, cujo festejo ocorreu no último dia 20. Além de amostras culturais, os alunos expuseram diversas coreografias, além de dançarem a tradicional quadrilha junina.
Enquanto os convidados assistiam as apresentações, se deliciavam com os diversos pratos típicos que compunham a mesa. Milho cozido, pamonha, canjica, pé de moleque, arroz doce, mugunzá, amendoim e bolo de macaxeira, foram algumas delícias ofertadas. Logo após as atividades, todos foram convidados para dançar um autêntico forró pé-de-serra.
Véspera de São João - Já na terça-feira (23), véspera de São João, outras unidades de ensino realizaram suas festas juninas, reunindo as comunidades. Nas Escolas Municipais José Teófilo dos Santos e Finlândia, os estudantes inclusos no projeto “Mais Educação”, proporcionaram momentos especiais aos pais e convidados, com apresentações diferenciadas. Mesas com comidas típicas e a ornamentação do local, também foram destaques.
Na Escola Municipal José Joaquim Pachêco, não foi diferente. Com o arraial montado na quadra do colégio, alunos, pais e professores participaram de um animado festejo, regado a muito forró. Além de amostras culturais variadas, elaboradas e executadas pelos estudantes, a celebração contou com vasta mesa, repleta de guloseimas.
Assim como nas outras unidades, na Escola Municipal Andrelino dos Reis, o clima foi de confraternização. Lá, as equipes diretivas e os professores optaram por montar o arraial na praça principal do povoado Saco Torto, com tudo o que uma festa bem organizada oferece. Apresentação de peça teatral com os alunos do projeto "Mais Educação", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, coreografia com as alunas do 5º ano, a tradicional quadrilha junina e a coroação da Rainha do Milho, realizada sempre nesta ocasião, foram alguns atrativos do festejo.
Após as atividades, alunos, pais, professores e a comunidade presente, participaram de um animado arrasta-pé, e degustaram as comidas típicas que não poderiam faltar: milho, amendoim cozido, cocadas, bolos, além, é claro, da pamonha, canjica, mungunzá e arroz doce.
Apesar de não poder participar das festas devido a um problema de saúde, a prefeita de Malhador, Elayne de Déde acompanhou todos os detalhes, por meio de representantes da administração. Bastante satisfeita, ela parabenizou os professores e equipes diretivas pela organização e cuidado com todos os preparativos.
“Quero congratular os educadores, diretores e todas as pessoas envolvidas na preparação dos eventos. Não pude estar presente fisicamente, mas acompanhei todas as celebrações e me sinto feliz em saber que nossas escolas ofereceram momentos de lazer e alegria aos pais e alunos. Fico ainda mais contente por essa aproximação das comunidades com as escolas, porque os bons resultados obtidos no primeiro semestre só foram possíveis graças aos esforços de todos”, enalteceu a gestora.
