Malhador se mobiliza contra o Aedes Aegypti

16/02/2016 às
Foto: PMM

Ciente de que a prevenção ainda é a maior arma para se combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Malhador, distante 49 km de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira (16), a Semana de Mobilização. O ato acontece paralelo a Brigada Estadual, que cobre nos dias 17 e 18 toda a zona urbana com aplicação de UBV pelo carro fumacê, e se volta, prioritariamente, à sede da cidade, devido ao número concentrado de imóveis.

 

Até a próxima sexta-feira (19) diversas ações voltadas à dispersão do proliferador serão desenvolvidas, com o auxílio das equipes de Saúde da Família, dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. A proposta, de acordo com o secretário Municipal de Saúde, Gilson dos Santos, é cobrir o maior número de residências. “Montamos essa equipe de trabalho para que a mobilização seja ainda maior. Além da orientação, eles estão localizando possíveis focos, e alertando os malhadorenses para os perigos que existem, caso haja descuido”, informou o secretário.

 

Gilson acrescenta que os profissionais também estão orientando os comerciantes e que as ações não visam apenas o combate aos focos do mosquito. “Temos a intenção de levar informação de qualidade à população para que os moradores possam se tornar multiplicadores das orientações. Pedimos, ainda, que os malhadorenses colaborem e dediquem um tempo à limpeza de seus terrenos e na eliminação de focos em água parada. O trabalho das equipes é importante, mas é preciso que haja engajamento da comunidade no combate ao agente transmissor”, enfatizou.  

 

Empenhada na luta contra o Aedes Aegypti em Malhador, a prefeita Elayne de Dedé alertou para o momento delicado e frisou que é preciso atenção redobrada. "Precisamos nos unir para combater esse inseto. Não existe outra forma de barrar as doenças transmitidas por ele que não seja a prevenção, então estamos atuando intensamente para isso. Pedimos aos malhadorenses que colaborem, recebam as equipes, e absorvam o máximo de informações para repassá-las", destacou Elayne.