Malhador sedia capacitação sobre cooperativismo
O município de Malhador, distante 49 km de Aracaju, sediou na manhã desta quinta-feira (18) o I Módulo da Oficina de Capacitação sobre Cooperativismo. Ministrada pelo SEBRAE, a capacitação faz parte do projeto “Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores e Coletores de Recicláveis em Sergipe”. O evento ocorreu no Centro Social São José e contou com a presença de 15 catadores de materiais recicláveis.
Fruto de uma parceria do órgão com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, por meio de convênio com o Ministério do Trabalho, o plano tem como finalidade abordar a organização da categoria, discutindo formas de trabalho que desenvolvam a consciência ambiental dos cooperados, ajudando-os a viver com dignidade.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente de Malhador, Joseane Andrade dos Santos, a cidade foi escolhida para sediar o encontro por ter o maior número de catadores de materiais recicláveis cadastrados no SEBRAE. “Por isso os representantes dos municípios de Ribeirópolis, Moita Bonita e Santa Rosa de Lima, também inclusos no Consórcio do Agreste Central, foram convidados a visitar nossa cidade na manhã de hoje”, explicou.
A diretora de Meio Ambiente esclareceu também que serão ofertados mais dois módulos sobre a temática. “A capacitação vai além do que parece. Ela tem o compromisso de transformar os participantes em agentes ambientais, portanto, é de extrema importância que os catadores de materiais recicláveis se façam presentes nos outros módulos”, destacou, informando que Malhador possui cooperativa formalizada com 20 cooperados, ao todo.
Joseane acrescentou que o módulo foi conduzido pela mobilizadora Regional do SEBRAE, Valdilene Lima, da coordenadora Pedagógica do SEBRAE, Izabel Borja, e do instrutor da Área Comercial do órgão, Alécio Guerra.
