Manifestantes queimam pneus e fecham trânsito no centro
Condutores que realizam o transporte irregular de passageiros na Grande Aracaju realizaram uma manifestação no início da tarde desta quarta-feira, 13, cobrando da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a regularização dos seus serviços. Os manifestantes queimaram pneus e bloquearam vias do centro ao lado do Terminal de Integração, impossibilitando a circulação do transporte público e demais veículos.
Conforme um dos líderes da mobilização, Medeiros Galdino, representante da cooperativa do Sobrado, a intenção dos manifestantes é ter sua situação regularizada e desta forma, fazer parte de vez do transporte de passageiros na capital. “Nós queremos fazer parte do transporte em Aracaju. Queremos que a SMTT nos enxergue como um transporte alternativo e legalize isso. Pediram para que nos organizássemos, hoje temos CNPJ, cooperativa, garagem no centro para embarque e desembarque, funcionamos das 6h às 21h e temos o mais importante, o apoio das comunidades. Agora só falta a SMTT legalizar isso”, afirma.
As cooperativas que realizam o transporte ilegal de passageiros atuam principalmente em bairros populosos. Segundo Galdino, hoje são cerca de 60 operados nas cooperativas, que trazem passageiros de locais como Santa Maria, Boa Viagem, Coroa do Meio, Augusto Franco, Sobrado, Zona da Expansão e outros.
Após quase uma hora de vias bloqueadas, um acordo foi feito com policiais militares e Corpo de Bombeiros e os manifestantes desobstruíram as ruas. Só depois disso os ônibus voltaram a circular no centro e o fluxo no trânsito se reestabeleceu.
SMTT
Segundo a assessoria de comunicação da SMTT, não compete ao órgão fazer a regulamentação do transporte, mas apenas a fiscalização.











