Medidas contra corrupção
O Ministério Público Federal (MPF) está colhendo, em todo o Brasil, assinaturas de cidadãos que apoiam dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) aderiu ao projeto e vem realizando atividades para incentivar a participação dos sergipanos. No início deste mês, o órgão esteve presente na V Corrida dos Advogados para coletar assinaturas em apoio às dez medidas.
Esta semana, o MPF/SE promoveu uma reunião na sede do órgão com objetivo de agregar parceiros ao projeto "Medidas Contra a Corrupção: eu apoio". Na ocasião, o procurador federal Heitor Soares, um dos profissionais responsáveis pela campanha no Estado, destacou as medidas que o ministério pretende adotar para envolver a sociedade sergipana no combate a corrupção dos órgãos públicos.
O presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) e prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Andrade, participou da reunião representados os prefeitos sergipanos. "Estaremos apoiando o Ministério Público Federal no que for solicitado, mas também precisamos acabar com essa imagem de que todo gestor é corrupto. Hoje, está difícil trazer homens de bem para a política, muitas vezes por causa desse tipo de campanha de julgamento público, mesmo antes das sentenças", frisou.
Além do gestor, estiveram presentes no encontro representantes de diversos setores da sociedade, a exemplo do presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), George Trindade.
As medidas propostas pela campanha buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.
O MPF tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo Brasil para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional. Em Sergipe, o cidadão pode procurar a Procuradoria da República (PR/SE) para assinar a ficha de apoiamento ou imprimir a partir do site do MPF, coletar dados e assinaturas e depois enviar pelos correios ou entregar na PR/SE - Av. Beira Mar, 1064, Bairro 13 de Julho, Aracaju-SE, CEP: 49.020-010.
IFS SERTÃO
Recentemente o deputado federal Jony Marcos (PRB) visitou o Ministério da Educação (MEC) para falar com a coordenadoria dos Institutos Federais nos estados sobre a obra de implantação da extensão do Instituto Federal de Sergipe no sertão que está paralisada há tempos. A obra que beneficiaria com cursos técnicos a população nos Municípios de Poço redondo e Glória, ainda está com quase 80% da construção incompleta. “Seriam 50 jovens de cada curso que poderiam estar sendo profissionalizados agora, mas ao invés disso estão sendo prejudicados com a estagnação da obra. Queremos que o MEC interfira para dar agilidade à instalação dessa extensão do IFS”, defendeu o deputado.











