Milhares de pessoas lotam a Praça da Estação para comemorar os 161 anos de Itaporanga

30/03/2015 às

Milhares de pessoas lotaram a Praça da Estação Ferroviária, na noite deste sábado (28), para comemorar os 161 anos de emancipação política de Itaporanga D’Ajuda. E para celebrar a data, a Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, desenvolveu uma grande programação festiva. 

 

As comemorações foram realizadas na Praça da Estação, a partir das 7h, com apresentações de grupos folclóricos e de dança e shows musicais. No intervalo dos shows musicais aconteceu um dos momentos mais importantes da festa: o corte do gigantesco bolo de aniversário, que tinha aproximadamente 10 metros de comprimento. Antes, porém, houve o canto de parabéns e a queima de fogos.

 

As celebrações dos 161 anos de Itaporanga foram recheadas de apresentações folclóricas e artísticas. Na Praça da Estação se apresentaram os grupos folclóricos Samba de Coco Nova Geração e Reisado Santo Antônio, além do grupo de dança Swing do P e as bandas Os Boleiros e Unha Pintada.

 

Na oportunidade, a prefeita Maria das Graças (Gracinha) entregou à população oito veículos que servirão à comunidade. Foram entregues três ônibus escolares, dois carros Renault Clio, duas vans e uma ambulância. Os veículos vão servir às Secretarias da Saúde, Educação, Obras e Cultura.

 

A população acompanhou as apresentações folclóricas e musicais e cantou os parabéns, numa clara demonstração de orgulha da cidade.

 

“Morar aqui é bom demais. Eu tenho orgulho de ter nascido e viver nesta cidade que eu amo muito. E a cada ano vejo que Itaporanga está ficando mais bonita e bem cuidada. Itaporanga pra mim é o melhor lugar do mundo para se viver. Amo morar aqui”, diz orgulhosa a moradora Tatiane Lima de 35 anos.

 

Feliz com mais um aniversário da cidade, a prefeita Maria das Graças (Gracinha) comemorou a data e reafirmou o compromisso em trabalhar para tornar Itaporanga uma cidade cada vez melhor.

 

“Hoje é um momento de muita alegria e felicidade, pois estamos celebrando o aniversário político de 161 anos da nossa cidade. Assim como eu, tenho certeza que todos vocês sentem orgulho em morar nesta cidade hospitaleira, acolhedora e de um povo trabalhador. Muito já fizemos por esta cidade e muito ainda iremos fazer para torná-la ainda mais bonita e cuidada. Morar em Itaporanga é motivo de orgulho e prazer. Viva Itaporanga!”, discursou a prefeita.

 

Além da prefeita Gracinha, também prestigiaram o evento festivo os secretários municipais: Thiago Luduvice (Governo), César de Bebé (Agricultura, Indústria e Comércio), Doralice Alfano (Educação), Francinaldo Alves (Esportes), Rubens Murilo (Administração), Mirela Côrtes (Cultura e Turismo), e Elma Regina, coordenadora social da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

 

Representando o Poder Legislativo estiveram presentes às comemorações dos 161 anos de emancipação política de Itaporanga os seguintes vereadores: Renatinho de Zé de Lili (presidente da Câmara Municipal), Mariza da Mata, Professor Humberto e Tonho de Luquinha, que discursaram e elogiaram o cuidado que a atual administração municipal tem tido com a cidade.


História

 

Na segunda metade do século 16, o padre jesuíta Gaspar Lourenço fundou uma aldeia de catequese, a Povoação de Santo Inácio, na margem direita do rio Vaza-Barris. No ano seguinte, porém, a aldeia foi extinta por causa de lutas entre os tupinambás e os portugueses. A partir de 1590, a região passou a pertencer à cidade de São Cristóvão e as suas terras começaram a ser doadas sob a forma de sesmarias.

 

Devido à hostilidade indígena, no entanto, houve pouca ocupação portuguesa, à exceção da região de Santo Antônio dos Campos do Tejupeba, onde havia uma missão jesuítica. Em 1753, Francisco de Sá Souto Maior começou a ocupar as terras da região e montou o engenho Itaporanga. Os índios se refugiaram na aldeia de Água Azeda.

 

 

No final desse século, já existiam dez engenhos na região. Sua produção era escoada através de portos no rio Vaza-Barris. Em 30 de janeiro de 1845, a região foi transformada em freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda. Em 10 de maio de 1854, passou a vila com o nome de Itaporanga. Em 28 de março de 1938, passou à condição de cidade. Em 1944, para evitar a duplicidade de nome com outras cidades homônimas, mudou seu nome para Irapiranga. Em 1º de janeiro de 1949, mudou seu nome para Itaporanga D’Ajuda e adquiriu a condição de comarca.