Milhares de pessoas são atendidas no Dia de Combate a Cegueira em Itaporanga
A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe, realizou nos dias 11 e 12 deste mês, o Dia de Combate a Cegueira. O evento que foi realizado no Ginásio de Esportes João Alves Filho, disponibilizou consultas gratuitas com especialistas para identificação do glaucoma.
Pela parte da manhã, as consultas foram realizadas em pacientes provenientes de vários povoados, como Oito de Março, Duro I, Duro II, Minante, Rio Fundo do Abaís, Água Boa, Tijupeba, Ipanema, Mata do Ipanema, Ladeira, Nova Descoberta, Ilha Mende Sá, Costa, Paruí, Sapé, Salvadorzinho, Chã, Gravatá, Colônia Sapé, Tapera, Língua de Vaca, Loteamento Josias, Estancinha e Caueira. Já a parte da tarde foi reservada para os pacientes do Centro da cidade.
O atendimento foi disponibilizado para pessoas acima de 40 anos ou que tenham algum parente portador do glaucoma, mediante cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Diagnosticada a doença, o paciente receberá tratamento gratuito através do Instituto Oftalmológico de Sergipe e da Secretaria Municipal da Saúde.
A dona de casa Iolanda Andrade, de 40 anos, moradora de Itaporanga, fez o exame pela primeira vez e elogiou a iniciativa da Prefeitura.
“Quero dizer que estou muito contente, pois este evento me proporcionou a fazer o exame de vista pela primeira vez. Aproveito para parabenizar a nossa prefeita Gracinha por ter esse olhar atencioso para com a saúde das pessoas e, principalmente, as que mais precisam. Excelente essa ideia”, disse.
A Secretária Municipal da Saúde, Elisônia Lisboa, que coordenou a organização do evento, destacou a importância do mutirão para a população carente do município.
“Esse serviço de prevenção é indispensável para a população itaporanguense, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira. Como a nossa população é carente, esse evento é muito importante por que evita que a pessoa tenha que procurar o atendimento em outras cidades ou na capital. Além da consulta, o paciente já sai daqui com o colírio que já faz parte do tratamento inicial, em caso do diagnóstico ter detectado a doença. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, estará acompanhando e dando toda a assistência necessária aos pacientes”, explica Elisônia.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), o Dia de Combate a Cegueira tem um papel importante na prevenção da doença.
“É com muita alegria que a Prefeitura de Itaporanga promove este evento, que tem a finalidade de diagnosticar o glaucoma e, em seguida, realizar o tratamento gratuitamente. É bom lembrar que a visão influencia na qualidade de vida da gente, seja no aspecto físico ou psicológico. Portanto, tratar e prevenir a cegueira causada pelo glaucoma é o melhor caminho. E a Prefeitura está dando todas as condições necessárias para isso. As pessoas que compareceram aqui saíram muito satisfeitas pelo bom atendimento e pelo tratamento que estamos disponibilizando por meio da Secretaria da Saúde”, observa a prefeita.
O Dia de Combate a Cegueira em Itaporanga contabilizou mais de 2 mil atendimentos, incluindo homens e mulheres. Mais de 400 pessoas foram diagnosticadas com glaucoma.













