Ministério informa: obra de construção do bunker do novo acelerador linear do Huse iniciará em dezembro
Cumprindo uma vasta agenda em Brasília, onde busca mais avanços para fortalecer a Saúde em Sergipe, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, participou na manhã desta quarta-feira, 28, da Segunda Oficina Nacional da Organização da Rede de Atenção à Saúde para o Controle do Câncer. O evento abordou o Plano de Expansão da Radioterapia no Brasil e realizou a discussão de planos de ações para os avanços no tratamento oncológico.
Acompanhado pelo diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima Junior, pela coordenadora de Atenção Especializada, Luciana Alves, pela coordenadora da rede Hospitalar, Rosely Oliveira, e pela referência técnica em oncologia, Livia Angélica, o gestor traz grandes novidades para Sergipe.
"Sergipe já está com o segundo acelerador linear do Huse comprado pelo Ministério da Saúde. Fomos sinalizados que obra do local onde ficará o bunker (local específico que abriga os equipamentos de radioterapia) deverá ter início no dia 10 de dezembro de 2015, com término previsto para 10 de setembro de 2016. Assim, será feita a instalação do equipamento na obra realizada", comemora José Sobral.
Conass
Ainda em Brasília, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, participou de mais uma assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Além de dar as boas-vindas ao ministro, José Sobral, junto com os demais gestores Estaduais, apresentou as demandas referentes à Sergipe e demonstram preocupação em relação aos recursos orçamentários que encerrarão o ano de 2015.
Cada secretário mostrou a preocupação com o orçamento do Ministério da Saúde para 2016.
"Houve um rumor de que não iríamos ter recursos para pagar as ações de Média e Alta Complexidade (MAC) de outubro, novembro e dezembro. Quero tranquilizar a todos que temos os recursos e iremos pagar todo o MAC. Somente em relação ao mês dezembro, caso não consigamos pagar integralmente, faremos o pagamento de 50% desses recursos em dezembro e 50% no dia 02 de janeiro de 2016", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, durante o discurso.
"O MAC tem essa perspectiva mas as demais ações estão sendo prejudicadas. A preocupação é de todos os gestores Estaduais. Abordamos, também, sobre a distribuição das vacinas e o alerta sobre a Dengue (cujo Estado de Sergipe já vem intensificando as ações de controle). Desejamos ao ministro que sua administração frente seja exitosa. O SUS precisa de soma de esforços e de mais recursos para fortalecer", destacou José Sobral.











