
Moradores de Cumbe estão há 15 dias sem abastecimento de água
Há cerca de 2 meses, os moradores de Cumbe, município localizado há 90Km de Aracaju, estão sofrendo com o problema da falta d’água. A situação foi parar no Ministério Público, da Comarca de Nossa Senhora das Dores, onde ficou acordado que em caso de desabastecimento, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), deveria colocar carro-pipa e cronograma de distribuição para os moradores.
Segundo Edilvan dos Santos, pároco da cidade, o acordo não vem sendo respeitado e a população de alguns povoados estão há 15 dias sem água, já na sede do município são oito dias. “Ainda assim a gente continua recebendo as contas normalmente e pagando tendo que pagá-las em dia, mas a água que é bom, nada”, desabafou.
O padre informou também que para amenizar a situação, a prefeitura vem distribuindo água num carro-pipa, mesmo sem a obrigação judicial. “Essa água a gente armazena em vasilhas para cozinhar, já a dos açudes vai para os outros afazeres da casa”, observou.
Sobre esta situação, a Deso emitiu uma nota para comunicando que a empresa trabalha para regularizar oferta de água em cidades do Médio Sertão sergipano. Confira a nota na íntegra:
A Companhia de Saneamento de Sergipe(Deso) informa que está realizando uma importante intervenção na Adutora Sertaneja, com o objetivo de incrementar a oferta de água para a população do Médio Sertão sergipano.
As ações de melhoria contemplam sedes e povoados das cidades de Amparo de São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Aquidabã, Gracho Cardoso, Feira Nova, Cumbe e povoados de Nossa Senhora das Dores.
A 1ª etapa da obra foi concluída no final de fevereiro deste ano, quando a Deso conseguiu um aumento de 36% na produção de água. Essa melhoria foi sentida pela população, principalmente os moradores das cidades que ficam no final da rede, como Cumbe e Nossa Senhora das Dores. No entanto, o aumento de carga e pressão na rede revelou uma série de problemas no Sistema Sertaneja - que possui redes com mais de 30 anos de existência - como redes e registros avariados, o que requisitou da Companhia de Saneamento de Sergipe uma ação rápida para conter os vazamentos e a perda de água. Todos os serviços de manutenção na rede foram concluídos nesta quarta-feira, 18 de Maio, com isso o Sistema Sertaneja volta a normalidade.
Agora a Deso continua com a obra de ampliação do Sistema Sertaneja, e pretende entregar até junho todas as melhorias executadas no sistema de abastecimento de água da Adutora, o que abrange a substituição da rede, e a renovação e ampliação das bombas do sistema. Com a finalização dos serviços a produção de água tratada será incrementada de forma a atender os pontos mais críticos de todo o sistema, que é o final da rede: Municípios de Cumbe e Dores.
