
Moradores de Frei Paulo reclamam de falta de água
Os moradores do município de Frei Paulo, distante 74 km de Aracaju, reclamam da constante falta de água. Alguns relatam que chegam a ficar cerca de 12 dias sem chegar água nas torneiras de casa, e que por conta disso têm que acumular o líquido que vem das chuvas.
O comerciante Fábio de Jesus comenta que os moradores sofrem muito com a situação. Por ter uma cisterna em casa, que acumula uma grande quantidade de água, ele acaba ajudando alguns vizinhos que pedem auxílio. “Às vezes passam oito, nove, onze e até doze dias sem água”, alega, acrescentando o caso da população é complicado.
Outro morador do município, que tem uma pousada, relata que algumas pessoas chegam a ir até seu estabelecimento para poder tomar banho. Ainda segundo José Santos de Jesus, para poder abastecer toda a sua hospedaria, ele recorre a uma cisterna.
“Essa falta de água não é de agora. Tem região aqui que nem chega água. O pessoal reclama demais”, ressalta José Santos. Sobre o motivo da ausência de água, ele acredita ser algum cano estourado.
Deso
Em resposta, a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que Frei Paulo é abastecida pelo sistema do semiárido e que é a última cidade a receber água. A explicação é que, devido aos seguidos rompimentos que aconteceram na adutora, o município acabou ficando sem receber água.
A assessoria relata ainda que o trabalho de manutenção já foi concluído e o sistema está sendo recuperado gradativamente. A previsão é que até esta sexta-feira, 20, a cidade seja abastecida. Sobre o motivo dos rompimentos, a Deso relata que a pressão da água é muito forte e a tubulação não suportava. Por isso o material está sendo trocado por um mais resistente.
