Moradores de São Cristóvão recebem ‘Cartão Mais Inclusão’ em domicílio

16/04/2020 às 13:09:52
Foto: Dani Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) está realizando a distribuição do ‘Cartão Mais Inclusão’ para os 1458 sancristovenses que foram contemplados pelo benefício do Governo do Estado. Até o próximo dia 20, as equipes do município estarão indo nos domicílios dos beneficiários para realizar a entrega dos cartões. O programa consiste no pagamento de um benefício mensal de R$ 100 reais, na modalidade ‘cartão alimentação’ para as pessoas em extrema pobreza durante um período de quatro meses, podendo ser renovado. A lista com o nome das pessoas contempladas pode ser acessada neste link.

“Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, onde o município está atuando como parceiro auxiliando nessa distribuição dos cartões, que está ocorrendo nos domicílios dessas pessoas, para que sejam evitadas aglomerações em virtude da pandemia do Coronavírus que estamos passando nesse momento. As pessoas que estão nessa lista e que por ventura não estavam em casa no momento da entrega devem ir até a Semast para fazer a retirada do cartão”, informou a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Lucianne Rocha Lima.

Para a dona de casa e moradora do bairro Divinéia, Eliomara de Oliveira, o benefício será de grande ajuda nesse momento. Ela também elogiou a iniciativa da Prefeitura Municipal em realizar a entrega dos cartões em domicílio. “Vai ser uma grande ajuda para todos nós. Acho que a distribuição em casa foi uma coisa bem pensada porque a recomendação é que a gente fique em casa, então dessa forma a gente não precisa se deslocar para pegar os cartões, gostei muito da ideia”, avaliou.

Jaqueline da Silva, que também reside no bairro Divinéia reforçou a importância da ação da Prefeitura ao realizar as entregas e destacou que o benefício concedido pelo governo estadual veio em um bom momento. “Agradeço muito por essa ajuda, porque muitas pessoas não estão podendo trabalhar por causa do coronavírus e esse cartão vai ajudar bastante”, falou.   

O benefício

Tem direito ao Cartão Mais Inclusão a pessoa que estiver na faixa da extrema pobreza (possuir renda até 89 reais), estiver na base do CadÚnico, e não receber nenhum dos outros benefícios concedidos pelo governo estadual (Programa Mão Amiga ou Aluguel Social). Não será necessário cadastro, já que os beneficiários serão extraídos da base do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O Programa de transferência de renda lançado pelo governador Belivaldo Chagas, através da lei 8.664 de 25 de março de 2020, tem caráter temporário e emergencial, para promover o acesso à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, enquanto durarem as medidas de restrição preventivas à transmissão do coronavírus.

O benefício pode ser utilizado apenas para a aquisição de gêneros alimentícios, em qualquer estabelecimento comercial da rede credenciada Banese, não podendo ser sacado.

 

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão