Moradores farão passeata contra projetos aprovadas pela Câmara
A votação da Lei Orçamentária 2015 da Prefeitura de Santo Amaro irá parar nas ruas. Nesta segunda-feira, às 16h, um grupo de moradores, inconformado com a forma que a oposição votou o orçamento do município, fará um protesto pacífico denominado “Eu Amo Santo Amaro”. A caminhada sairá da entrada da cidade, em frente ao posto de gasolina.
A votação aconteceu antes do final do recesso parlamentar e dois pontos deixaram os moradores mais preocupados com o que pode acontecer com o município. Dos R$ 36 milhões estimados pela prefeitura, os vereadores de oposição reduziram o valor para R$ 24 milhões, cortando recursos de secretarias e comprometendo, inclusive, o pagamento do salário de servidores.
Além da redução, os parlamentares extinguiram duas secretarias: Meio Ambiente e Agricultura, mesmo não sendo essa uma competência legal do Legislativo. A pasta da Agricultura, por exemplo, é considerada essencial, uma vez que 40% da população vivem do campo. São 11 assentamentos de sem-terra e várias pequenas propriedades voltadas à agricultura familiar. Além disso, é pela secretaria que a prefeitura já conseguiu novas máquinas para o município e com previsão de mais equipamentos em 2015.
A oposição também aprovou apenas 5% de remanejamento orçamentário, sendo que este ano o percentual foi de 80. Com essa nova realidade, a prefeitura terá que se adequar e tomar medidas duras, como a demissão de todos os contratados já a partir do dia 30 de dezembro.













