Morre, aos 92 anos, o pioneiro da obstetrícia, o médico Hugo Gurgel

19/03/2015 às

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (19), aos 92 anos, em sua residência, o médico ginecologista-obstetra Hugo Gurgel. A família comunicou a morte do fundador da Clínica e Maternidade Santa Helena no início da manhã.

De acordo com informações da família, Hugo Gurgel será velado e sepultado no Cemitério Parque Colina da Saudade no final da tarde de hoje. Hugo morreu dez dias após o falecimento de seu irmão, o pediatra Hyder Gurgel. O médico deixa esposa e quatro filhos.

Natural da cidade cearense de Lavras da Mangabeira, Hugo Gurgel nasceu em 28 de agosto de 1922, formou-se em medicina no estado da Bahia em 1946, vindo para Sergipe em sequência, atendendo a convite do médico Benjamin de Carvalho. Gurgel desistiu de ir trabalhar em Curitiba, para se estabelecer no estado de Sergipe.

Hugo Gurgel trabalhou no Hospital de Cirurgia durante as décadas de 40, 50 e 60, 70 e 80 tendo iniciado suas atividades em terras sergipanas em 10 de janeiro de 1947. Gurgel foi o primeiro médico especializado em obstetrícia em Sergipe, sendo o desbravador da área e pioneiro no estado. Entre seus feitos, está a primeira cirurgia de parto cesáreo feito por um obstetra em Sergipe.

A influência de um professor seu, Almir de Oliveira, em suas palavras, foi fundamental para sua vinda para Sergipe. "O professor Almir de Oliveira que era o meu pai, me convenceu quando me disse: você vai morar em Aracaju, vai morar numa maternidade para ser o seu médico residente, faça a sua tese e com seis meses você volta a salvador para apresentá-la que eu vou ser o responsável pela direção. Como conquistar um mestrado naquele momento era um momento palpável, tornou-se um agrupamento que realmente me convenceu, já que não iria sair de Salvador para uma aventura. Quatro meses depois ele morreu e eu por aqui fiquei".

Sua capacidade visionária e empreendedora eram características marcantes. Em 1975, junto com sua esposa Lúcia Gurgel, ergue a Clínica Santa Helena, obra realizada pelo jovem engenheiro João Alves Filho, que ainda não havia ingressado na vida pública. A Santa Helena foi a primeira clínica especializada em ginecologia obstetrícia de Sergipe.

Sua chegada a Sergipe foi o marco inicial de uma história na medicina do estado. Além de influenciar a vinda de seu irmão mais jovem, Hyder Gurgel, pediatra, falecido no último dia 10, a família Gurgel se perpetuou na medicina com vários sucessores na carreira. Todos influenciados por Hugo e Hyder. A herdeira da carreira de Hugo Gurgel foi sua filha Eline, que atualmente comanda a clínica que faz 40 anos em 2015.

Hugo Gurgel deixa viúva, Lúcia Menezes, com quem foi casado por 63 anos, quatro filhos, 11 netos e três bisnetos.

Sobre a medicina, Hugo Gurgel carregava consigo uma definição simples e direta.“Realmente, é uma profissão que só faz mesmo servir o ser humano".