Morre em Aracaju o jornalista Diógenes Brayner

25/06/2026 às 07:59:48
Foto: Redes Sociais

Morreu na noite desta quarta-feira, 24, em Aracaju, o jornalista Diógenes Brayner, aos 79 anos, vítima de câncer de pâncreas. Profissional com trajetória consolidada na comunicação nordestina, ele deixa um legado de mais de quatro décadas dedicadas ao jornalismo em Sergipe. O corpo está sendo velado no Velatório Osaf e será cremado às 15h, no Crematório Vila da Paz, localizado no município de Itaporanga d’Ajuda.

Natural de Petrolândia (PE), Brayner construiu sua carreira em diferentes estados do Nordeste. Formado em Comunicação no Recife, teve uma trajetória marcada por mudanças até se estabelecer em Sergipe. Antes de se dedicar integralmente ao jornalismo, chegou a atuar como bancário concursado do Banco do Brasil, função que abandonou para seguir a vocação na imprensa.

Ele chegou a Sergipe há cerca de 40 anos, onde atuou como editor do Jornal de Sergipe. Posteriormente, trabalhou também na Gazeta de Sergipe e no Correio de Sergipe, consolidando seu nome no cenário jornalístico local. Durante anos, foi responsável pela edição do portal Faxaju.

Em entrevista ao jornalista Jozailto Lima, Brayner definiu sua essência profissional como a de um repórter. “Sou apenas e sempre um repórter e não considero que ser jornalista seja escrever artigos e comentários profundos. Geralmente, quem se rotula de ‘homem de imprensa’ por escrever e expor artigos e exibir intelectualidades não sabe escrever uma ‘nota de aniversário’ e nem se interessa pelo dia a dia da informação”, afirmou à época.

 

Fonte: AJN