Morte de criança reacende debate sobre segurança de pedestres na Orla de Atalaia

24/03/2025 às 12:29:54
Foto: SMTT

Na noite do último domingo, 23, uma criança de 7 anos faleceu após ser atropelada por uma motocicleta na Av. Santos Dumont, Orla de Atalaia, em Aracaju. O acidente ocorreu na Passarela do Caranguejo, uma área bastante movimentada, com grande circulação de aracajuanos e turistas, especialmente nos finais de semana.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a criança, identificada como Alice Lima Santos, residia em Igreja Nova (AL) e estava em Aracaju com a família a passeio. O acidente ocorreu quando ela desceu do carro, estacionado em frente ao Caranguejo Gigante da Orla, um local onde turistas costumam posar para fotos, e correu em direção ao monumento, sendo atingida pela motocicleta. O condutor parou para prestar socorro e equipes do Corpo de Bombeiros tentaram reanimá-la, mas a vítima não resistiu.

A tragédia chama atenção para a necessidade de ampliar a presença de equipes da SMTT na região turística, o que auxiliaria na melhoria do fluxo do trânsito e inibiria condutores de utilizarem alta velocidade na região, além de reacender o debate sobre a segurança da população com a implantação de patinetes e bicicletas elétricas na Orla.  

Em recente pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) manifestou preocupação com o uso desses equipamentos pela população. De acordo com ela, o que deveria ser uma iniciativa positiva para a mobilidade urbana tem se mostrado um verdadeiro risco à segurança das pessoas, uma vez que faltam equipamentos de proteção individual para os usuários e infraestrutura adequada para o trânsito desses veículos.

"Aracaju possui ciclovias limitadas e mal conservadas, que não garantem segurança nem para os ciclistas, quanto mais para usuários de patinetes elétricos. O que a Prefeitura de Aracaju fez foi lançar um projeto de forma improvisada, sem garantir segurança nem acessibilidade para a maioria da população, muito menos uma previsão de estruturação e ampliação das ciclovias", destacou Linda Brasil.

Diante dos relatos de acidentes desde o início da implantação dos patinetes, a Prefeitura de Aracaju anunciou a realização de um curso gratuito para quem deseja aprender a utilizar corretamente os novos patinetes elétricos que chegaram à capital. O curso teve início no último sábado, 22, e é promovido pela empresa Jet. As aulas acontecerão todos os sábados, das 10h às 14h, no Mirante da 13 de Julho, onde os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre direção segura.

 

Da Redação Sergipe em Foco